O evento contou com uma programação interativa para apresentar os cursos e projetos da UFSJ

Nesta sexta feira 24 de Novembro, ocorreu no Campus Santo Antônio da UFSJ, a sexta edição da mostra de profissões, o evento teve início às 9 da manhã e terminou às 17:30. Os estandes dos cursos foram dispostos em várias salas dos prédios novos do campus e ocorreram palestras e atrações culturais durante o evento.

A organização do evento foi feita pela CENJE-Central de Empresas Juniores e esse ano, ao invés de ser no fim de semana,a mostra passou para uma sexta-feira, a fim de facilitar que as escolas levassem os alunos no próprio horário de aula. O presidente da CENJE, Thiago Lombardi disse “Tentamos fazer uma programação livre, tanto que a temática foi “Liberte-se, o seu caminho é você quem escolhe”, sem horários para cada curso mostrar o seu conteúdo, mas a liberdade de cada pessoa escolher ver o que quiser. O objetivo era fazer algo menos engessado”

Além da exposição de cursos, a mostra contou com a apresentação de projetos da universidade como pesquisa e extensão, além de palestras e outros. Na parte da manhã a professora Juliana deu uma palestra com o enfoque nas escolhas de curso dos alunos que estão em processo de preparação para adentrar a universidade. Foram discutidos a escolha de determinado curso por pressão e os tabus que os rodeiam. Durante a tarde houve palestra de mesmo tema com uma professora da Psicologia, como forma de orientação.

Os estudantes e demais visitantes tiveram a oportunidade de conversar com os universitários, além de ter acesso a projetos e trabalhos feitos pelos próprios, como maquetes, revistas, cremes, protótipos etc. Também puderam visitar o planetário móvel da ufsj, em grupos de 15 pessoas. Para aqueles que não tiveram a oportunidade, é possível agendar visita ao planetário pelo site www.eventbrite.com.br/e/planetario-da-ufsj-tickets-24707162789 ou pelo email planetario@ufsj.edu.br, no caso de escolas e demais instituições de ensino.

O estudante de filosofia, Caio Penha disse “Desde 2013 eu participo da mostra e, no início de 2014 eu percebi uns 6 alunos que entraram no curso de Filosofia e que estavam na mostra do ano anterior. Eles  lembraram de tudo aquilo  que lhes foi dito sobre o curso. Isso mostra que ela tem uma efetividade pois melhor do que qualquer texto ou revista, o diálogo com a experiência objetiva de quem está no curso é muito mais seguro e gera mais confiança. A mostra oferece o que a maioria das pessoas não sabe sobre a universidade, que ela não é apenas um espaço de ensino, mas também de extensão e de pesquisa, e como funcionam.”

“Eu vim com a escola e está sendo muito interessante entrar nas salas e poder ver e conhecer diversas áreas porque não é fácil como adolescente escolher o que você quer fazer pelo resto da vida, então é legal conhecer pessoas que tomaram essa decisão e tomar como base” disse a estudante Maria Clara Guimarães Senna. Foi estimado um público de 300 estudantes mas acredita-se que havia 400 alunos com cerca de 5 escolas visitantes mais pessoas que não estavam inscritas.

A divulgação da mostra foi feita primeiramente por telefone,mas também  por email, rádio e nas páginas do facebook e da UFSJ. Os organizadores do evento foram presencialmente nas escolas de São João del-Rei para convidar os alunos.

Texto/VAN: Júlia Ribeiro
Foto/Reprodução: Divulgação