img_7645-1

Mal nos despedimos do Natal é já entramos em clima de ano novo. Uma data incrível, cheia de cores, brilhos e felicitações. Nela reinam apenas coisas boas, como dito no poema “Cortar o Tempo” ela surge como mágica para eliminar o cansaço acumulado ao longo de 12 meses e reacender a esperança no coração das pessoas: “Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente”.

Nesse dia até os mais céticos se rendem a fé e as superstições, elaboram uma lista de metas, escolhem com cautela a cor da roupa de acordo com aquilo que mais querem para o próximo ano: branco quando se deseja apenas paz, rosa quando querem encontrar um amor, amarelo quando estão precisando de mais dinheiro, azul para manter ou recuperar a boa saúde e por aí vai… e não se pode falar na virada de ano sem citar os diversos rituais que já se tornaram tradição: comer lentilha em cima da mesa; pular sete ondas; guardar dinheiro na carteira; derramar champanhe, tudo isso realizado com muito empenho com o intuito de se desfazer de antigos problemas e atrair coisas boas para esse novo ciclo.

É sem dúvida a data que precisamos, temos a faca e o queijo na mão. Uma lista cheia de metas e sonhos, um clima extremamente motivador e 365 novas oportunidades. Porém vou dizer algo que todos já sabem mas quase todos ignoram: O que faz do ano novo uma celebração bela e especial não são as cores das roupas e muito menos os rituais que o povo inventa, e sim sua determinação e a maneira como você irá agir nos próximos 12 meses. Esse dia é apenas uma desculpa, a justificativa perfeita que utilizamos para refletir sobre nossas vidas e, se for preciso, recomeçar com novas escolhas, por outros caminhos.

Então quando chegar o dia 31 de dezembro e todo mundo estiver escolhendo a cor que mais lhe convém, pulando ondas, comendo lentilha, derramando champanhe… Não deixe de participar, entre no clima! É ótimo para descontrair e ajuda a acumular esperanças. Mas faça isso ciente de que a realização dos seus sonhos e a conclusão da sua lista de metas não dependem de uma força sobrenatural resultante do ano novo, elas dependem apenas da suas atitudes e força de vontade ao longo de 2017.

 

TEXTO/VAN: Scarlet Freitas

Salvar

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.