Além de promover a conscientização sobre a saúde do homem, novembro também importante pelo dia nacional de combate ao câncer

Termina o Outubro Rosa e se inicia o Novembro Azul, mês importante não apenas pelas campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata mas também pelo dia nacional de combate ao câncer. Dia 27 de Novembro, data instituída desde 1988 com o intuito de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle do câncer.

FOTO: Ministério da Saúde/Divulgação
FOTO: Ministério da Saúde/Divulgação

Essas datas ocupam o calendários de diversas instituições com palestras, oficinas e outras ações. Na Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (ASAPAC) de São João del-Rei acontecem atividades entre os dias 21 e 25 de Novembro. De acordo com Valdecir Braga, coordenador da associação, a ASAPAC já realiza essa semana em São João Del Rei há vários anos.

Para ele, além de informar as campanhas irão também mostrar a população a importância de se detectar o câncer ainda no início, período em que há uma grande chance de cura, com a realização de  exames preventivos.”Sobre as palestras podemos destacar a presença do Urologista Dr. Sérgio Veloso, orientando sobre a importância de se realizar o PSA, e da Mastologista Dra. Nicole Rangel, reforçando as campanhas do Outubro rosa”, disse.

A semana conta também com oficinas, doação de exames, participação dos alunos de medicina da UFSJ, da médica dermatologista Dra. Valéria Azevedo Junqueira e do Oncologista Dr. Frederico Escaleira. Para Valdecir uma palestra sobre Prevenção e tratamento do câncer de pele é de grande importância, tanto por estarmos entrando no período do verão quanto por esse ser um dos tipos de câncer que mais incidem entre os brasileiros.

Programação semana ASAPAC. FOTO: Divulgação.
Programação semana ASAPAC. FOTO: Divulgação.

A Dra. Valéria Azevedo Junqueira ministrante da palestra comenta sobre a iniciativa da ASAPAC: “A iniciativa é muito bacana, o intuito de levar o conhecimento do câncer é muito relevante, pois  o diagnóstico da doença pode ser feito mais precoce e  o tratamento com mais chance de cura” e já ressalta alguns cuidados que devem ser tomados para prevenir o câncer de pele como evitar os horários de pico do sol entre 10h até às 15h, usar protetor solar, chapéu, sombrinhas, roupas de algodão de e manga comprida.

 

Santa Cruz de Minas também está azul

A secretaria de saúde de Santa Cruz de Minas também promove atividades em prol do Novembro Azul e do dia nacional de combate ao câncer. Segundo Rita de Cassia Aguiar, secretária de saúde do município, atividades como palestras com especialistas, blitz educativas e a presença de profissionais na Escola Estadual Amélia Passos tratando das datas e de assuntos ligados ao tabagismo já estão sendo elaboradas.

Rita explica que as atividades serão elaboradas com apoio dos alunos do curso de medicina da UFSJ realizando palestras e oferecendo orientações e pelas as enfermeiras dos município planejando atividades e materiais informativos. Ela ressalta a importância da prevenção é conclui dizendo: “Esses meses servem apenas de alerta, são meses que a gente se decida a um tipo de câncer. O mais importante e que as pessoas procurem as unidades de saúde periodicamente para estarem fazendo um acompanhamento, porque a prevenção é muito melhor e muito mais fácil do que curar a própria  a doença”.

 

Homem que se cuida também cuida da Saúde

O cuidado da população masculina em relação à saúde é preocupante. Que os homens procuram os serviços de saúde com menos frequência que as mulheres é algo que pode ser facilmente percebido e os motivos também não são grandes novidades, estudos indicam que isso acontece devido a  questões de gênero.

Em nossa cultura os cuidados necessários e a fragilidade resultante das doenças acabam estando mais ligadas a imagem da mulher. Por esse motivo os homens acreditam que nunca irão adoecer e acabam criando uma certa resistência a tratamentos e prevenções. E o grande problema se dá porque, além de possuir essa resistência, a população masculina é a que mais a expõe a situações de risco a saúde como como consumo de tabaco, álcool e alimentação desbalanceada e também se envolve em acidentes e outras situações que podem ocasionar consequências físicas e mentais.

Com o intuito de melhorar essa situação a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está utilizando o mês para incentivar a saúde do homem de forma geral. Com o tema “Homem que se cuida também cuida da Saúde” a campanha conta com uma página no site que além de mobilizar a população possui informações sobre o cuidado integral com a saúde masculina.

 

TEXTO/VAN: Scarlet Freitas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.