Após uma série de ações promovidas, o Simpósio de Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, chegou à sua reta final. A programação do 3° Dia teve início logo pela manhã, às 8h, com a vivência Design Sonoro e Interação a partir da voz e da paisagem sonora urbana, ministrada pelo professor Dr. Jônatas Manzolli.

Já as sessões de apresentação de trabalhos de graduação, pós-graduação e artigos de iniciação júnior, nas mais variadas abordagens, começaram às 10h30. Já no período da tarde, houve a divisão em dois grupos de trabalho, que abrangiam as temáticas: Realidade Urbana & Sensibilidade e Tudo depende do design.

Para a mestranda Telma Moura, que trabalha a linha de pesquisa da Literatura e Memória Cultural no Programa de Mestrado em Letras (Promel), o Grupo de trabalho” Tudo depende do design”, levou à reflexão acerca dos espaços urbanos e de que forma eles são projetados, se são para todos ou para um segmento específico. “Essa vertente de trabalho fomenta discussões a respeito da mobilidade e de como viver melhor na cidade”, completou.

Ainda à tarde, o conferencista Dr. Sacha Kagan trabalhou a temática da arte, espaço urbano e sustentabilidade. O encerramento aconteceu a noite, com o espetáculo Domun, no Centro Cultural da UFSJ.

O primeiro simpósio teve grande valor para estudantes e mestrandos que viam necessidade de um norteamento sobre o que é possível após a universidade no âmbito acadêmico. A troca de conhecimentos entre áreas distintas mesclaram as artes, e arquitetura sob o viés sustentável e inclusivo. O que resume toda a proposta de interdisciplinaridade, que nada mais é que a conexão de áreas diferentes e os trabalhos resultantes dela.

Texto/VAN: Thais Andressa e Agnes Reitz
Fotos/VAN: Thais Andressa