São João del-Rei comemora 303 anos hoje, mas o cuidado com a riqueza de seu patrimônio histórico precisa ser repensado

Há 303 anos, o governador Brás Baltasar assinava o Auto de Levantamento da Vila de São João del-Rei, aos 08 de dezembro de 1713. E diante de uma data tão célebre, continuamos carentes de história e sedentos por conhecimento. E nosso patrimônio, carente de cuidados e sedento por preservação.

Quando penso em cidades históricas, patrimônios e cultura, rapidamente minha querida cidade me vem à cabeça. Monumentos, praças, casarões, museus, igrejas, ruas inteiras tombadas: essa é a nossa realidade em  São João del-Rei.  Tentamos cultuar e preservar locais, por mais que a população pouco, ou mesmo nada, conheçam. Locais que são procurados, visitados e admirados por turistas e historiadores, valorizados por quem desconhece e por quem pesquisa.

Mas é preciso perguntar: até quando os próprios são-joanenses não vão valorizar o que possuem, por não conhecerem essa riqueza histórica?

Natural de São João del-Rei, confesso que eu mesma cresci ouvindo  conhecidos dizer que não fazia sentido preservar certos espaços que, naturalmente, deveriam acompanhar as mudanças da modernidade. E acreditava nisso. Estupidez a minha e de quem me alimentava essas ideias.

A maior riqueza de São João del-Rei é sua história, mesmo que mal contada, menosprezada e ignorada. Mas, pessoalmente, acredito que realmente fica difícil valorizar algo que a própria população desconhece em alto grau.

Como exigir que as pessoas preservem algo que elas não têm a dimensão do valor? Como dar valor a um patrimônio desconhecido?

O patrimônio histórico é uma herança comum a todos, tanto para quem tem acesso a essa riqueza, como nós, moradores da cidade, tanto para os turistas e visitantes, que vêm de diversos locais para conhecer. São símbolos do passado e de uma época, mostram o caminho da evolução e contam grandes histórias.

Quando percebermos a nossa história, vamos conseguir valorizar e preservar nosso patrimônio. Segundo o dicionário, a palavra “história” his·tó·ri·a: 1 Conjunto de fatos ou acontecimentos relevantes, ocorridos no passado da humanidade, destacando-se época, local e dados importantes. 2 [geralmente com inicial maiúscula] Estudo científico relativo ao passado de um povo, nação, período ou indivíduo, a partir de dados documentais. 3 A evolução da humanidade ao longo de sua existência. 4 Conjunto de obras que se referem a fatos históricos.

Desejo que, com a maturidade de seus 303 anos de Vila, São João del-Rei consiga melhorar e progredir e a população possa ter mais acesso a sua história e entenda o valor de suas riquezas. Espero que a cidade mude essa situação de descaso e abandono com o patrimônio. Espero ver ação. E viva a São João del-Rei!

TEXTO: Vanessa Vicente/VAN

FOTOS: Vanessa Vicente/VAN

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.