O Brasil foi o último país livre da América a abolir a escravatura.

Atualmente, parte do movimento negro brasileiro contesta o dia 13 de maio – Dia da Abolição da Escravatura. A ocorrência deste dia significou pouco ou quase nada em termos de mudanças sociais para os negros, já que foram postos à margem da sociedade. Portanto o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares – mártir do movimento negro, foi escolhido como o Dia da Consciência Negra.

De acordo com dados divulgados em 2017 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a população negra corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios. Atualmente, de cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são afro-descendentes, que possuem chances 23,5% maiores de serem assassinados em relação a brasileiros de outras etnias.

Os corpos negros, foram e ainda são, marcados por estereótipos de preguiça, malandragem, ameaça, sexualização e incapacidade. Passou-se mais de um século, e discursos racistas e preconceituosos são, até hoje, uma realidade a ser enfrentada pelos negros diariamente.

Em ensaio fotográfico, pessoas relembram determinadas situações, baseados em seu tom de pele.

Texto\VAN: Yasmim Nascimento
Colaboração:  Filipe Reno, Isadora Jales