Wheeling em São João del-Rei: Um novo marco para a sociedade
Por Laura Brêtas
Na tarde de terça-feira, 13, a Câmara Municipal de São João del Rei aprovou, em segundo turno, o reconhecimento do wheeling e demais manobras de duas rodas como prática esportiva no município.
O wheeling, esporte desenvolvido nos Estados Unidos na década de 70, é uma prática de equilíbrio na qual os motociclistas realizam manobras sobre uma roda, seja em bicicletas ou motos. No Brasil, o esporte começou a se popularizar nos anos 90, mas foi apenas em 2022 que as prefeituras do país passaram a reconhecer a prática. A modalidade já é conhecida em diversas cidades brasileiras, como é o caso de Curitiba, Belo Horizonte e Divinópolis.
O professor Leonardo, vereador e autor do projeto, afirma que reconhecer o wheeling é incentivar os meninos marginalizados a praticarem esportes gratuitamente e, ao mesmo tempo, solucionar a carência de lazer dos jovens são joanenses.
De início, a proposta inicial do vereador era para reconhecimento do esporte tanto com bicicleta quanto com motos, mas, em conversa com representantes da Polícia Militar, que alegaram estar preocupados com a segurança dos jovens no que tange o problema de mobilidade urbana na cidade, a votação do projeto foi adiada.
Quando a votação foi encerrada, com apenas um voto contra, muitos jovens e adultos presentes se emocionaram. Como foi o caso de Jordana Sousa, organizadora de eventos de Resende Costa, que se envolveu com o esporte acidentalmente e se apaixonou. Ela aponta que já organizou diversas competições no Parque de Exposições, juntamente com o Circuito Automotivo, em São João del Rei, e que a partir disso os jovens adeptos à prática de wheeling triplicaram, aumentando também a inclusão dos menores de idade.
Na prática, a nova lei garante que o município destine ruas para que o esporte seja praticado durante os fins de semana. Da mesma forma, espaços públicos e privados poderão ter licença para que sejam realizadas competições ou treinos de wheeling. Agora, o projeto segue para sanção do prefeito e, então, se tornará lei.