2º edição

Vida da Gente é uma coluna quinzenal de divulgação dos zines¹ produzidos pelas mulheres da Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São João del-Rei.

Minha história: a força, de Jussara, julho de 2022.

Transcrição de Minha história: a força, de Jussara

“Eu, como qualquer outra criança, era muito feliz. Até descobrir que o mundo não era toda aquela maravilha que eu achava. Quando criança, com mais ou menos 5 anos de idade, fui estuprada pelo meu pai… chato né? Daí então, fico procurando forças para superar esse trauma.

Depois veio minha adolescência e ficou ainda mais difícil, comecei a ter um relacionamento, onde tive um filho que hoje tem 19 anos. Foi uma relação muito conturbada. Fiquei 7 anos com essa pessoa e então nos separamos. Aí veio o pior, conheci uma pessoa legal, mas era usuária de drogas. Eu não fazia, mas comecei a fazer o uso com essa pessoa, onde me relacionei. Depois de um tempo fomos morar juntos e com essa pessoa tive três filhos maravilhosos. Só que infelizmente tive que me afastar deles, por minha dependência de drogas. Então a minha vida virou uma bagunça. Separei do meu marido, cheguei a morar na rua, debaixo da ponte e em outros lugares, por exemplo: calçadas. Cheguei no meu extremo.

De repente Deus enviou um anjo na minha vida, que no hoje é a pessoa que estou. Uma pessoa maravilhosa que me faz enxergar o verdadeiro amor.

Amo meus filhos e a droga arrancou todos meus sonhos de tê-los de volta. E essa pessoa, usada por Deus, me devolveu a vontade de ter meus filhos e a vontade de querer viver. Não vou entrar em detalhes por que estou aqui na prisão, mas foi a melhor coisa que Deus pode fazer na minha vida.

As minhas loucuras sempre ficaram marcadas, na mente dos loucos e na ignorância dos caretas!!!”

Mediadas por Taisa Maria Laviani², as oficinas de zines realizadas na APAC Feminina de SJDR tem como objetivo abrir espaço para o diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, a partir da prática artística e comunicativa, bem como promover a circulação dessas narrativas e criações através da coluna Vida da Gente.

Erguer a voz a partir de seu lugar no mundo é um ato de poder existir, se reconhecer e ser reconhecido. E o que as mulheres em situação de privação de liberdade tem a nos dizer? A nos mostrar? Fique de olho!

Notas

¹ O Fanzine, ou simplesmente zine, é uma publicação independente. Um zine é um veículo de comunicação (assim como o jornal, livro, revista, gibi, etc.) que pode assumir qualquer formato, abordar qualquer tema e ser publicado por qualquer pessoa, com os mais baixos recursos. Por isso, segue à risca o lema “faça você mesmo!”.

² Taisa Maria Laviani é formada em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista, zineira e mestranda do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes Urbanidades e Sustentabilidade, da UFSJ.