SJDR realiza lançamento da passagem da tocha olímpica
O evento levou até o salão nobre da prefeitura população, vereadores, instituições da cidade e mídias locais.
Aconteceu na manhã de ontem, 13, o lançamento oficial da passagem da tocha olímpica na cidade de São João del Rei. A pira olímpica chega na cidade dos sinos no dia 15 de maio e ainda passará por outras cidades da região no mesmo dia, como Tiradentes e Barbacena.
O lançamento recebeu representantes de instituições da cidade como a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a Polícia Militar de Minas Gerais, o Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, Instituto Presidente Tancredo Neves.
Esteve também presente no local o Gerente Regional dos Correios, funcionários da prefeitura, a comunidade São-joanense e os vereadores, Fuzatto, Fi da Donna Glória, Vera e Lívia Guimarães.
O prefeito, Helvécio dos Reis, abriu a cerimônia lembrando a importância de eventos como esse para a união de todos os povos e a grandeza do evento em um momento de polarização da população brasileira. O prefeito também lembrou do trabalho realizado na Copa de 2014, “milhares de pessoas estarão no Brasil e nós vamos fazer um evento tão ou mais bonito que o de 2014”.
“Não há palavras para medir a honra e o orgulho de poder participar evento e mostrar nossas belezas culturais, patrimoniais, naturais, históricas para o mundo todo” foram as palavras do prefeito Helvécio Reis sobre a oportunidade da cidade estar recebendo o evento.
Para realização do evento algumas ruas do centro histórico serão fechadas e para isso será realizada uma parceria com a Polícia Militar e Exército Brasileiro. O Major Luiz Eduardo contou que desde 2015 a corporação já realiza trabalhos preparativos para o recebimento da tocha. “No dia do evento, o trânsito estará fechado para a passagem, e alguns dias antes medidas serão tomadas para que no dia do evento tudo ocorra bem”, lembrou o Major.
Outra parceria é com a UFSJ que realizará atividades culturais durante o trajeto e também irá disponibilizar estudantes, professores e técnicos como voluntários, assim como o IPTAN. “Temos oferecido capacidade técnica e material, promovendo tendas na cidade com vários postos de atendimento e apoio, servidores para apoiar na coordenação e atividades esportivas e culturais, além do corpo voluntário de alunos”, é o que destaca o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e Professor da UFSJ, Paulo Henrique Caetano.
No lado acadêmico municipal da cidade, dois alunos da rede municipal da cidade poderão participar do revezamento da tocha, devido a resultados positivos no setor na cidade, os alunos passarão por um concurso para se chegar aos dois escolhidos.
TEXTO/VAN: Carolina Monteiro Colombi
COLABORAÇÃO: Ana Luiza Pereira, Ana Carolina Rodrigues.