Sede Coletiva: uma iniciativa para reviver o Coreto
Grupo tem como finalidade desenvolver ações culturais no “Coreto Maestro João Cavalcante”, localizado na Avenida Tancredo Neves
Com a idéia de suprir a falta de ações culturais, criativas e colaborativas em São João del-Rei, o Coreto “Maestro João Cavalcante”localizado na Avenida Presidente Tancredo Neves, recebeu no último sábado, 22, o “Sede Coletiva”. O grupo representa uma união de coletivos, grupos e artistas da cidade, que tem como finalidade desenvolver ações no Coreto, e que já, no sábado, levou apresentações artísticas ao local.
O evento, que começou tímido, aos poucos foi ganhando corpo. Para o integrante do grupo “Maracatu Raízes da Terra”, Carlos Inácio Rodrigues, a iniciativa representa uma ação muito importante, mas diz que a falta de apoio foi um detalhe a ser observado.
A massoterapeuta Júlia Teixeira considera que o evento é um incentivo cultural para a cidade, e, para ela, o evento vem para valorizar um monumento importante para São João que está parado e que a população precisa se manifestar para mudar essa história.
Um dos organizadores, Pedro Largo, ressaltou que, mais que um evento, o objetivo é criar incentivos para a cultura são-joanense, além de movimentar o antigo coreto “Uma conquista de cidadãos culturais de um século atrás que conquistaram esse Coreto nesse lugar e agora está totalmente abandonado. Além de ser um movimento de resistência cultural, é um movimento de homenagem aos nossos ancestrais que construíram esse coreto”, frisou o organizador.
TEXTO/VAN: CAROLINA COLOMBI
FOTOS: CAROLINA COLOMBI