Por Sarah Resende

Nos dias 24 e 25 de janeiro de 2025, o Campus Dom Bosco da UFSJ recebeu representantes da sociedade civil, especialistas e lideranças dos municípios vizinhos para debater as urgências da crise climática. Entre as cidades participantes estiveram: Coronel Xavier Chaves, Nazareno, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Tiradentes e São João del-Rei.

As comunidades da região se reuniram para lidar com os desafios climáticos, já que o aumento de eventos extremos como ondas de calor, enchentes e queimada já é uma realidade para a Região das Vertentes e todo Brasil. Nesse sentido, a Conferência foi um espaço inicial para debater e propor soluções locais que contribuam para um futuro mais sustentável.

O evento foi dividido entre 5 eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança e educação ambiental. Para cada um destes, um profissional da área estava presente para guiar as discussões, como engenheiros e professores do CEFET, IF Sudeste e UFSJ.

Registro do segundo dia da 1º Conferência InterMunicipal do Meio Ambiente.
Fonte: Reprodução/Instagram Cassi Pinheiro

Para além dos debates e discussões, o evento concretiza 10 propostas de intervenção e melhorias acerca da temática, como a criação de Unidades de Conservação e Programas de Pagamento por Serviços Ambientais nos municípios, além do incentivo ao reflorestamento rural, arborização urbana com espécies nativas e fiscalização maior dos incêndios criminosos. As 10 proposições serão encaminhadas para a conferência estadual e, posteriormente, para a nacional.

Em nota à imprensa, a  Secretaria de Meio Ambiente afirma ter atuado em apoio à organização, com a presença da engenheira ambiental e sanitarista Isabela Salgado Vargas, representando o município no evento

A vereadora de São João del-Rei, Cassi Pinheiro, foi eleita delegada representante do poder público. Em entrevista, afirmou que, para uma primeira edição, a receptividade popular foi positiva, com mais de 130 participantes dos variados municípios.

Registro da Vereadora Cassi Pinheiro e José Felix Hernandez no segundo dia da 1º Conferência InterMunicipal do Meio Ambiente.
Fonte: Reprodução/ Instagram Cassi Pinheiro

Sobre a gestão municipal da cidade, Cassi conta que a prefeitura não firmou um compromisso concreto, como ações a serem realizadas durante os próximos 4 anos. O Prefeito Aurélio Suenes, representante máximo executivo municipal, não marcou presença em nenhum dos dois dias da Conferência. 

“Vamos ver como vai acontecer os desdobramentos do que conversamos lá. Se irão se envolver de fato e fazer essa agenda sair do papel”, relatou a vereadora.