Por Danielly Palmiro

A cantora Rita Moreira lançou na última semana, em seu canal no YouTube, o videoclipe da música “Let Me”, composição autoral que marca um novo capítulo em sua trajetória musical. Com direção do músico e cineasta Leonardo Avelar, o clipe contém elementos do pop alternativo para explorar, de forma poética, temas como autonomia, identidade e desejo de liberdade.

Foto: Sofia Pacheco / Divulgação

Trajetória da artista

Mineira, de 35 anos, Rita iniciou sua relação com a música ainda na infância, participando de festivais escolares e bandas de garagem. “A primeira banda que eu entrei, já existia. Eu tinha 15 ou 16 anos. Gravei uma música com eles em 2006, foi muito legal”, relembra.

Foto: Thauana Gomes/Divulgação

Profissionalizou-se em Itaúna, quando passou a cantar em bares e casas de shows com o grupo Trio Esquina Brasil, ao lado dos músicos Vitor Lisboa e João Paulo Machado. “Gravamos um disco autoral com quatro músicas, foi uma experiência muito boa”, conta.

Mais tarde, já em São João del-Rei, formou novos grupos musicais e passou a integrar a banda A Rita, conhecida por sua sonoridade autoral e por interpretações marcantes em eventos culturais da cidade.

Composição e produção da música

A canção “Let Me” foi composta em 2019, em parceria com a cantora e compositora Laura Cândida. “Foi muito fluido. A Laura foi lá em casa almoçar, pegou o violão e a música nasceu ali. Ela fez a harmonia e eu criei letra e melodia ao mesmo tempo”, lembra Rita.

Frame do videoclipe. Foto: Reprodução

Apesar de não se considerar compositora no sentido tradicional, Rita vê na canção uma expressão legítima de inquietações profundas. “A letra fala sobre não seguir cegamente os discursos alheios. É sobre olhar para dentro e perguntar: ‘o que eu quero viver de fato?’. Na época, talvez fosse mais pessoal. Hoje vejo como uma mensagem coletiva”.

A colaboração com Laura Cândida foi marcante, mesmo que a cantora não tenha participado da gravação da faixa. “A Laura é uma compositora linda, maravilhosa. Essa música talvez até fuja do estilo dela, que é mais voltado a outras sonoridades. Mas ela foi muito generosa em embarcar comigo nesse experimento”, afirma Rita.

Gravada sob produção musical de Anderson Guerra, “Let Me” ganhou arranjos que transitam entre o pop e o toque mineiro. “O Anderson produziu tudo, inclusive os arranjos. Eu costumo dizer que parece um pop indie mineiro”, comenta Rita. O tecladista Richard Neves, responsável pelas linhas de teclado da faixa, também contribuiu para a sonoridade única da produção.

A estética visual do videoclipe dialoga com a atmosfera da música, misturando delicadeza e autenticidade. “As referências visuais partiram muito do Leonardo, que também foi diretor e editor do clipe. Foi um processo cuidadoso e muito afetuoso”, completa.

Foto: Frame do videoclipe/Reprodução

Incentivo à cultura

A produção e o lançamento do videoclipe Let Me também refletem a importância dos mecanismos públicos de fomento à cultura no Brasil. Rita Moreira destaca que o projeto contou com recursos da Lei Paulo Gustavo, iniciativa federal voltada ao apoio emergencial ao setor cultural após os impactos da pandemia de Covid-19.

“A Lei Paulo Gustavo foi fundamental para tirar esse trabalho do papel. Sem esse incentivo, talvez o clipe demorasse muito mais tempo para se concretizar ou nem acontecesse”, afirma a artista.

Aprovada em 2022, a Lei Paulo Gustavo destina recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e do Fundo Nacional de Cultura para estados e municípios, permitindo que artistas independentes tenham acesso a financiamento para desenvolver suas obras.

Além dessa legislação, Rita ressalta a relevância de outras ferramentas como a Lei Aldir Blanc e as tradicionais Leis de Incentivo à Cultura (LICs), que contribuem para fortalecer o ecossistema artístico nacional. “Essas leis não apenas viabilizam a produção, como também ajudam a descentralizar a cultura, chegando a artistas do interior, como eu”, completa.

Outros projetos

Além do lançamento de “Let Me”, Rita Moreira também participou recentemente do programa Envivo, iniciativa do Estúdio El Nino voltada à valorização de artistas independentes da cena musical de São João del-Rei e região. Gravado ao vivo, o projeto reúne performances intimistas, com arranjos autorais e registros audiovisuais de alta qualidade. No episódio em que participa, Rita fala sobre os desafios da música independente, sua trajetória e apresenta uma versão ao vivo de “Let Me”.

Foto: Frame do videoclipe/Reprodução

O videoclipe de “Let Me” foi lançado no dia 29 de março de 2024 e está disponível no canal oficial de Rita Moreira no YouTube. 

Serviço

Link para o videoclipe: https://youtu.be/CissLiRgNy0?si=Fgdq3r4F2GqNpDhY 

Instagram do projeto: instagram.com/aritabanda