Rita Moreira lança clipe da canção “Let Me” com incentivo da Lei Paulo Gustavo
Por Danielly Palmiro
A cantora Rita Moreira lançou na última semana, em seu canal no YouTube, o videoclipe da música “Let Me”, composição autoral que marca um novo capítulo em sua trajetória musical. Com direção do músico e cineasta Leonardo Avelar, o clipe contém elementos do pop alternativo para explorar, de forma poética, temas como autonomia, identidade e desejo de liberdade.

Trajetória da artista
Mineira, de 35 anos, Rita iniciou sua relação com a música ainda na infância, participando de festivais escolares e bandas de garagem. “A primeira banda que eu entrei, já existia. Eu tinha 15 ou 16 anos. Gravei uma música com eles em 2006, foi muito legal”, relembra.

Profissionalizou-se em Itaúna, quando passou a cantar em bares e casas de shows com o grupo Trio Esquina Brasil, ao lado dos músicos Vitor Lisboa e João Paulo Machado. “Gravamos um disco autoral com quatro músicas, foi uma experiência muito boa”, conta.
Mais tarde, já em São João del-Rei, formou novos grupos musicais e passou a integrar a banda A Rita, conhecida por sua sonoridade autoral e por interpretações marcantes em eventos culturais da cidade.
Composição e produção da música
A canção “Let Me” foi composta em 2019, em parceria com a cantora e compositora Laura Cândida. “Foi muito fluido. A Laura foi lá em casa almoçar, pegou o violão e a música nasceu ali. Ela fez a harmonia e eu criei letra e melodia ao mesmo tempo”, lembra Rita.

Apesar de não se considerar compositora no sentido tradicional, Rita vê na canção uma expressão legítima de inquietações profundas. “A letra fala sobre não seguir cegamente os discursos alheios. É sobre olhar para dentro e perguntar: ‘o que eu quero viver de fato?’. Na época, talvez fosse mais pessoal. Hoje vejo como uma mensagem coletiva”.
A colaboração com Laura Cândida foi marcante, mesmo que a cantora não tenha participado da gravação da faixa. “A Laura é uma compositora linda, maravilhosa. Essa música talvez até fuja do estilo dela, que é mais voltado a outras sonoridades. Mas ela foi muito generosa em embarcar comigo nesse experimento”, afirma Rita.
Gravada sob produção musical de Anderson Guerra, “Let Me” ganhou arranjos que transitam entre o pop e o toque mineiro. “O Anderson produziu tudo, inclusive os arranjos. Eu costumo dizer que parece um pop indie mineiro”, comenta Rita. O tecladista Richard Neves, responsável pelas linhas de teclado da faixa, também contribuiu para a sonoridade única da produção.
A estética visual do videoclipe dialoga com a atmosfera da música, misturando delicadeza e autenticidade. “As referências visuais partiram muito do Leonardo, que também foi diretor e editor do clipe. Foi um processo cuidadoso e muito afetuoso”, completa.

Incentivo à cultura
A produção e o lançamento do videoclipe Let Me também refletem a importância dos mecanismos públicos de fomento à cultura no Brasil. Rita Moreira destaca que o projeto contou com recursos da Lei Paulo Gustavo, iniciativa federal voltada ao apoio emergencial ao setor cultural após os impactos da pandemia de Covid-19.
“A Lei Paulo Gustavo foi fundamental para tirar esse trabalho do papel. Sem esse incentivo, talvez o clipe demorasse muito mais tempo para se concretizar ou nem acontecesse”, afirma a artista.
Aprovada em 2022, a Lei Paulo Gustavo destina recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e do Fundo Nacional de Cultura para estados e municípios, permitindo que artistas independentes tenham acesso a financiamento para desenvolver suas obras.
Além dessa legislação, Rita ressalta a relevância de outras ferramentas como a Lei Aldir Blanc e as tradicionais Leis de Incentivo à Cultura (LICs), que contribuem para fortalecer o ecossistema artístico nacional. “Essas leis não apenas viabilizam a produção, como também ajudam a descentralizar a cultura, chegando a artistas do interior, como eu”, completa.
Outros projetos
Além do lançamento de “Let Me”, Rita Moreira também participou recentemente do programa Envivo, iniciativa do Estúdio El Nino voltada à valorização de artistas independentes da cena musical de São João del-Rei e região. Gravado ao vivo, o projeto reúne performances intimistas, com arranjos autorais e registros audiovisuais de alta qualidade. No episódio em que participa, Rita fala sobre os desafios da música independente, sua trajetória e apresenta uma versão ao vivo de “Let Me”.

O videoclipe de “Let Me” foi lançado no dia 29 de março de 2024 e está disponível no canal oficial de Rita Moreira no YouTube.
Serviço
Link para o videoclipe: https://youtu.be/CissLiRgNy0?si=Fgdq3r4F2GqNpDhY
Instagram do projeto: instagram.com/aritabanda