Revolução no atendimento multidisciplinar: Como a APAE de São João del-Rei está impactando a vida das crianças com autismo
Com a colaboração de profissionais de diversas áreas, a nova sala da APAE oferece um atendimento individualizado, focado no desenvolvimento cognitivo e emocional
Por Ana Julia Barbosa
Com 57 anos de dedicação ao atendimento de pessoas com deficiência, a APAE de São João del-Rei registrou, nos últimos anos, um aumento na procura por tratamentos especializados para crianças autistas. Para atender a essa demanda crescente, a instituição inaugurou uma sala de interação exclusiva para assistidos de 7 a 15 anos. O projeto, com duração inicial de um ano, oferece 120 vagas e um suporte ainda mais abrangente.

A assistente social Leila Gomes explica que, até então, o atendimento da APAE era direcionado a crianças autistas de 0 a 6 anos e, após essa faixa etária, não havia um trabalho exclusivo para eles. Com a nova iniciativa, ela explica como está sendo a dinâmica dos atendimentos: “O atendimento é individual, com a nutricionista e a fisioterapia. Já o educador físico, em alguns, consegue integrar as crianças, promovendo a socialização em grupo quando necessário”. A integração dos profissionais permite um acompanhamento mais eficaz e contínuo, ajudando as crianças a conquistarem autonomia e habilidades essenciais para a vida cotidiana. Como a fisioterapeuta Taiza Silva ressalta, “Eu faço de tudo para ganhar mais independência e autonomia para essa criança, porque a maioria aqui não faz o básico, que é o autocuidado”.
O tratamento multidisciplinar tem mostrado resultados positivos, não apenas no desenvolvimento das crianças, mas também no impacto na vida de suas famílias. Um exemplo disso é o caso de um dos atendidos pela psicóloga Maria das Graças Cordeiro, que tem demonstrado uma melhora significativa no comportamento e na interação social. “Tem sido muito gratificante”, conta a psicóloga. “Algumas mães já falaram que sentiram uma diferença muito grande, e ele agora manifesta vontade de viver. Está começando a ir para a escola e até a cuidar mais de si mesmo”.
Como afirma o presidente da APAE, Adão Filho, “Quando você trata uma criança, você está, na verdade, mudando a vida de uma família inteira”. O trabalho realizado pela APAE de São João del-Rei tem impactado fortemente a sociedade, que agora têm acesso a um suporte especializado e eficaz, permitindo que essas crianças alcancem o seu potencial e vivam de forma mais independente.