Por Ana Cláudia Almeida, Ana Julia Barbosa e Ana Luiza Reis 

Nas olimpíadas de Tóquio em 2020, ocorridas em 2021 devido à pandemia da Covid-19, houve a estreia da modalidade de skate com competições femininas e masculinas. O Brasil foi grande destaque, levando 3 medalhas no total, principalmente pela participação de Rayssa Leal, a Fadinha, consagrada então como a mais jovem medalhista olímpica do país. Por efeito, houve um crescimento no interesse pelo esporte entre os brasileiros e, segundo pesquisa feita pelo Ibope Repucom, o país possui atualmente mais de 8,5 milhões de praticantes. 

Crianças atendidas pelo Projeto Jovens Olímpicos de Tiradentes. Foto: Instagram – @prefeituratiradentes

No interior de Minas Gerais, esse entusiasmo não é diferente. Na região das Vertentes, mais especificamente na cidade de Tiradentes, existe um projeto de aulas de skate gratuitas chamado Jovens Olímpicos, direcionado a crianças e jovens entre 9 a 16 anos. Paulo Wagner Nogueira Campos, ex-superintendente de esportes e lazer do município, explica que as aulas acontecem no Ginásio Poliesportivo nas terças e quintas, em horários de contraturno escolar, e que o projeto possui apoio da Lei de Incentivo Federal. Além disso, ele relata que “A  prefeitura é o elo entre o projeto e a empresa que faz a captação (Associação Natividade), e foi através da prefeitura que conseguimos trazer o projeto (…)”. 

Em São João del Rei, no final de 2022, a Associação Sanjoanense de Skate (ASJSKT) foi criada buscando visibilidade e um lugar apropriado para que todos consigam praticar o esporte. João Lucas Teixeira, 27 anos, vice-presidente da associação, conta que devido à falta de manutenção e ao estado precário que se encontram as pistas de skate da cidade, a ASJSKT possui uma parceria com o CRAS de Matosinhos, onde skatistas cadastrados usam a quadra com obstáculos “móveis” em dias e horários marcados. Essa conquista se fez por meio de um acordo entre a Secretaria de Esporte e a prefeitura visando o incentivo do esporte, porém os membros da associação entendem o estado temporário da situação. 

Skatista Lucas Damasceno no CRAS Matozinhos – Foto por: Ana Cláudia Almeida

A associação de São João del Rei não possui parceria com o Jovens Olímpicos, no entanto, a comunidade de skate das cidades vizinhas são conhecidas, uma vez que alguns membros da ASJSKT já foram ou ainda são instrutores no projeto. Lucas Damasceno, 26 anos, skatista experiente e integrante da associação, utiliza o espaço do CRAS com frequência, e confirma a necessidade de uma revitalização eficaz da cultura do skate na cidade, havendo finalmente a construção de uma nova pista para os praticantes/atletas. “No momento está sendo um lugar bom que serve, mas o melhor seria uma pista nova (…) Aquela ali no Bergão/Esquinão já é bem antiga, ela é de 2006 ou 2007 e já está bem deteriorada. Além do que ela já foi mal construída, os raios das rampas não estão tão certos, lá é um quebra galho. Então o CRAS atualmente está sendo o que era para ser a nossa pista boa, mas é temporário, queríamos algo melhor.”

      O skate, assim como inúmeros esportes negligenciados, precisa receber a devida importância e atenção. Conforme foi pontuado por Paulo, “O skate é um esporte muito bacana e muito difícil, é um sonho poder ver as crianças praticando esse esporte em nossa cidade. Não basta só fazer uma pista e deixar o espaço ocioso, as aulas vêm corroborar exatamente com essa situação…”. Em suma, as atividades do projeto Jovens Olímpicos provam que as crianças possuem a vontade de praticar esportes diferentes do habitual e basta apenas dar oportunidade para vermos novos talentos surgindo pelo nosso país. 

Confira a entrevista em vídeo concedida pelo skatista e vice-presidente da ASJSKT, João Lucas Teixeira:

SERVIÇO
ASJSKT – ASSOCIAÇÃO SANJOANENSE DE SKATE 
Instagram: @asjskt 
Endereço: CRAS Matosinhos – Rua Dr. Elói Reis, 4 – Matosinhos 
PROJETO JOVENS OLÍMPICOS – AULAS DE SKATE 
Instagram: @deptoesportestiradentes / @natividade.esp 
Endereço: Ginásio Poliesportivo de Tiradentes