Projeto Gestão Pós Morar realiza 1º Encontro de Folclore e Cidadania de SJDR
O primeiro evento público da Gestão Pós Morar buscou exaltar a cultura nacional através do folclore.
O Residencial Risoleta Neves II recebeu no último sábado, 25, o 1º Encontro de Folclore e Cidadania, organizado pelo projeto Gestão Pós Morar. O objetivo do evento foi aproximar a comunidade do folclore brasileiro como uma das principais formas de expressão cultural e artística do país.
O Encontro aconteceu na área de convivência do condomínio e teve entrada gratuita. Para a diversão dos moradores, contou com música ao vivo, barracas de comida típica e apresentações de dança. A festa também teve propósito de comemorar o Dia do Folclore, celebrado em 22 de Agosto.
O gestor de comunicação social do projeto, Franklin Félix afirma que o Encontro foi uma forma de inaugurar o Pós Morar, pois foi seu primeiro evento público. “O evento conseguiu atingir o seu objetivo principal de quebrar o preconceito e o estigma social de inferioridade dos residentes do Residencial Risoleta Neves II”, declara.
A ONG Nova Geração Brasil, entidade importante na região, também participou da celebração, através da doação de alimentos. “Fomos convidados pelo Pós Morar e colaboramos com comida feita pelas crianças na aula de culinária e alimentos que tentamos vender no evento”, conta Samuel Van de Raa, fundador da associação.
Aline Gonçalves, secretária da Assistência Social, diz que a participação efetiva das famílias da comunidade foi um retorno satisfatório para o projeto, cuja temática de socialização trará mais eventos do tipo para a região. “Todos da comunidade local receberam de braços abertos os visitantes em um momento de troca, alegria e entretenimento”, complementa Félix.
O Projeto
O projeto Gestão Pós Morar consiste numa parceria entre a Prefeitura Municipal e a Caixa Econômica Federal, e busca trazer auxílio habitacional à moradores dos Residenciais Risoleta Neves II e Parque da Cachoeira. É complementar ao Programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com Franklin, o objetivo do projeto é “promover ações de caráter informativo e educativo, visando o exercício da participação cidadã e a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas”. Dessa forma, a população tem ressaltado o sentimento de pertencimento do lugar onde vivem.
A sede do projeto está localizada na Rua Joaquim Rocha, nº 31, no Residencial Dom Lucas Moreira . A Sede Pós Morar oferece atendimento externo das 7h às 17h. O telefone para contato é (32) 3373-3541.
Texto/VAN: Isabela Souza Roldão
Foto: Franklin Félix e Pós Morar