Por Equipe Van*

São João del-Rei respira futebol com a realização da Copa FUTAM Sub-17, torneio internacional com a presença de times brasileiros e estrangeiros. Iniciada no último dia 5, a competição tem movimentado as ruas e o complexo esportivo do bairro Bonfim. Com confrontos acirrados entre equipes da categoria sub-17, o evento tem atraído um público significativo e dado destaque ao futebol de base local, nacional e internacional.

Com a participação de oito clubes, a competição está dividida em dois grupos: um com os times do Brasil — Esporte Clube Bonfim, Atlético Mineiro, Vasco da Gama e Santos — e outro com representantes internacionais — River Plate e Estudiantes de La Plata (Argentina), Racing Club (Uruguai) e Global Football Innovation Academy (Estados Unidos). 

Os dois primeiros dias de jogos já mostraram a intensidade e o alto nível técnico da disputa. Confira em detalhes alguns destaques da atuação de cada time no campeonato!

RODADA 1  – 5 de Maio

JOGO 1 – O primeiro dia colocou frente a frente dois gigantes: Vasco da Gama e Racing Club do Uruguai. A vitória foi do cruzmaltino, que goleou por 4 a 1. Warley abriu o placar aos 29’ do primeiro tempo, e Kauan Nascimento ampliou no início da segunda etapa. Após expulsão do capitão uruguaio Samuel Gallo, o Racing descontou com Erick Balboa, mas Vitor Hugo e Rafael Rodrigues fecharam a conta para o Vasco. Após o apito final, houve um princípio de confusão entre as equipes, mas foi logo contido pela arbitragem.

Abertura da competição contou com o confronto entre Vasco e Racing – URU. Foto : Igor Chaves

JOGO 2 – Na segunda partida, o Atlético Mineiro superou o River Plate por 2 a 0. Jonatas abriu o placar ainda na primeira etapa, e Mosquito ampliou. Apesar da pressão argentina no segundo tempo, o Galo soube se defender bem e administrou a vantagem. No final do jogo, o zagueiro boliviano Diego, do Atlético, reforçou a importância de manter o foco e o respeito por todos os adversários para seguir forte na competição.

Time mineiro suportou a pressão final argentina e venceu o jogo de estreia. Foto: Igor Chaves

JOGO 3 – O time anfitrião, Esporte Clube Bonfim, também estreou com vitória. Empurrado pela animada torcida, venceu o GFI Academy por 1 a 0, com gol de João Souza. O jogo foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes, mas o time são-joanense se impôs em momentos decisivos e saiu com os três pontos.

Time anfitrião estreou com grande presença da torcida e vitória. Foto: Reprodução/MR Fotografia Esportiva

JOGO 4 – O Santos enfrentou o Estudiantes de La Plata e foi derrotado por 1 a 0. O gol dos argentinos veio com o jogador Salinas, aproveitando falha defensiva na segunda etapa. Depois, mesmo com boas tentativas de reação, o Peixe não conseguiu furar a defesa adversária.

Embora o time brasileiro tenha ensaiado uma reação no final, os argentinos saíram com os três pontos. Foto: Reprodução/MR Fotografia Esportiva

RODADA 2 – 6 de Maio

JOGO 1 – Na estreia do segundo dia, Santos e GFI Academy se enfrentaram em busca de recuperação. Após primeiro tempo com gol anulado e amplo domínio santista, a equipe brasileira garantiu a vitória por 2 a 1 com gols de Ryan e João. O GFI descontou com Luis Elian Lopez, mas a reação parou por aí.

Jogador do Santos dando o pontapé inicial da partida. Foto: VAN/Ana Cláudia Almeida

JOGO 2 – Após conquistar nos minutos finais a vitória por 1×0 contra a GFI Academy, na estreia da competição, o Esporte Clube Bonfim esbarra em um empate amargo por 0x0 contra o Racing Club de Montevideo. O jogo teve bom nível técnico e equilíbrio defensivo. Bonfim criou chances mais perigosas, que acabaram parando na grande atuação do goleiro uruguaio Renzo Rodriguez. Entre os destaques, o time são-joanense contou com a ofensividade pela esquerda do lateral Andrei, Seedorf comandando o meio campo e o defensor Davi Vaz, eleito o melhor da partida. Pela parte do Racing, o ponta Erik Balboa contribuiu bastante criando oportunidades na beira do campo. Após este empate os donos da casa se encontram até o momento se classificando para a Semifinal Ouro, empatados com o Vasco e um ponto a frente de Atlético Mineiro e Santos.

Ambos os times somaram apenas um ponto após o empate. Foto: VAN

JOGO 3 – No terceiro jogo do dia, Atlético Mineiro e Estudiantes fizeram um dos duelos mais intensos da rodada. O Galo saiu na frente com Jonatas, mas os argentinos viraram com gols de Porcel (aproveitando rebote), do camisa 7 em escanteio e, depois, com um erro na saída de bola. O Atlético ainda diminuiu no fim, mas perdeu por 3 a 2.

*Equipe Van: Igor Chaves, Ana Cláudia Almeida, Isabela Franco, Rafaela Nery, Tomaz Jaeger, Miguel Alves, Lucas Anjos, Lucas Simões, Karollayne e Felipe Lopes.