Preço popular marca 11º Mutirão de Castração de Cães e Gatos
Evento ofereceu castração de animais com preço inferior ao de clínicas veterinárias da cidade
Nos últimos dias 22 e 23, foi realizado o 11º Mutirão de Castração de Cães e Gatos no setor de zoonoses na Praça do Matozinhos em São João del-Rei. O mutirão se realizou com a parceria do setor de zoonoses da prefeitura com a Sociedade São Francisco de Assis de Proteção aos Animais e a equipe dos Veterinários na Estrada.
Segundo a presidente da Sociedade São Francisco de Assis de Proteção aos Animais, Mara Souto, o ato de castração é um dos principais métodos de ser evitado o abandono dos animais nas ruas da cidade: “A castração, além de ser um ato de amor, é a forma que a gente tem de controlar essa população de animais abandonados na rua”.
Essa visão também é compartilhada pela professora aposentada, Dalva Sandim, que levou sua cachorra para ser castrada durante o mutirão: “A partir do momento que se castra as fêmeas e os machos diminui a quantidade de cachorros na rua”. Ainda segundo Dalva, no Bairro Alto das Águas, onde mora, já presenciou o abandono de vários animais, “inclusive de uma cachorra que foi abandonada com sete filhotes” acrescenta.
Para Amélia Leybonz, veterinária da equipe dos Veterinários na Estrada, o abandono de animais nas ruas é uma questão de saúde pública, já que os mesmos podem ser portadores de diversas doenças que podem ser nocivas à saúde do homem: “Um animal que vive na rua e não tem dono, é chamado por nós de animal errante, ele pode ser portador de muitas doenças como micose, sarna, leishmaniose visceral, raiva. Controlando a reprodução desses animais que estão na rua, estaremos controlando essas zoonoses”.
O mutirão ofereceu a cirurgia de castração por um preço inferior ao das clínicas veterinárias da cidade, como informou Mara: “Fizemos uma parceria com a equipe dos Veterinários na Estrada e conseguimos fazer a castração por um preço mais em conta, R$ 130,00, bem abaixo do que é cobrado hoje no mercado”.
O preço mais acessível foi um dos motivos da dona de casa Leandra Carvalho levar sua cachorra para fazer a castração: “Foi o lugar mais em conta que eu encontrei, e como tomo conta de vários cachorros, perto da minha casa ficaria inviável”. O caseiro Ângelo Mendonça, que também levou seu cachorro, acredita que todos deveriam levar seus animais até o mutirão, não apenas para castrar mais para ver a situação em que o animal se encontra.
Sociedade São Francisco de Assis de Proteção aos Animais
Em São João del-Rei desde 1993, a Sociedade São Francisco de Assis de Proteção aos Animais atua no recolhimento, recuperação e adoção de animais abandonados nas ruas, além de apurar denúncias de maus tratos.
Para a Presidente da Associação Mara Souto, o papel da Sociedade é diminuir os problemas que são vistos com o abandono dos animais, “é essa a nossa função” comenta.
Veterinários na Estrada
Idealizado por Amélia Leybonzo, o projeto vem desde 2008 percorrendo diversas cidades da região e do país, promovendo parcerias com associações para a realização de mutirões deste tipo para as comunidades mais carentes e com pouco acesso ao atendimento veterinário.
TEXTO/VAN: CLÁUDIA MARIA
FOTO: CLÁUDIA MARIA