Ponte de Nazareno não tem previsão de conserto
Ponte próxima a Nazareno continua interditada
Após 13 dias da queda da ponte de quase 12 metros no distrito de Palmital, na cidade de Nazareno, a rodovia BR 265 continua interditada e sem previsão de conserto, segundo o próprio Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Os veículos que seguem para São João del-Rei vindos de Lavras, Itutinga, Nazareno e outras cidades estão sendo obrigados a pegar um desvio pela estrada de terra por Palmital.
O motorista Alan Siqueira Santiago Silva, que faz o trajeto com estudantes da UFSJ e do IPTAN que moram em Lavras e vem diariamente para São João, concedeu uma entrevista à VAN “ Esse desvio por Palmital é muito ruim. São exatamente 13km de estrada de terra, com 11 mataburros, muitos lugares desbarrancando, caminhões tentando passar, é muito cansativo.” O desvio foi interditado pelo DNIT para veículos com mais de 10 toneladas, mas como não há fiscalização, carretas, ônibus e caminhões continuam usando o atalho e acabam, muitas vezes, atolados por causa das famosas chuvas de março.
O núcleo de comunicação do DENIT, em email, afirmou que a queda da ponte aconteceu devido às fortes chuvas que acometeram o Campo das Vertentes, provocando a cheia do Ribeirão Casa Nova. “A vazão percebida no corpo d’água tem previsão de recorrência de 50 anos. Tal cheia levou ao colapso a ponte, cuja a estrutura encontrava-se íntegra até então” relatam. O desvio oficial oferecido pelo Departamento, através de estradas asfaltadas, é por meio da Rodovia Fernão Dias, sentido Belo Horizonte, até o trevo da cidade de Oliveira, quando é possível entrar para a BR 494 e seguir em direção a São João passando por São Tiago e Ritápolis. O desvio de terra, contudo, é o escolhido pela maioria dos viajantes, uma vez que são apenas 13km a mais ao invés dos 80km excedentes da rota asfaltada (Lavras até São João pela BR são 100 km)
Paralelamente, um movimento chamado Somos Todos Vítimas da BR265, criado em Agosto de 2015, demonstra que a queda da ponte já era, infelizmente, esperada, tendo em vista o intenso tráfego e pouca manutenção da BR. “ A situação é complexa, milhares de pessoas dependem da BR265 para trabalhar, estudar e fazer tratamentos nos hospitais de Lavras e São João Del Rei. Necessita-se de uma ação urgente para sanar esses problemas e evitar que mais acidentes ocorram. A prioridade é estabelecer um acesso lateral à ponte que caiu.” O DNIT, entretanto, afirmou que essa não será a alternativa escolhida: “Quanto à construção de um desvio lateral, devido à questão ambientais e ainda, levando em consideração o tempo necessário à sua implantação, equivalente à construção da nova estrutura definitiva, concluiu-se pela sua inviabilidade técnica. Ainda não temos estimativa do custo final da obra, pois o seu orçamento encontra-se em fase de elaboração.”
Segundo Daniel Gedder, um dos colaboradores do movimento, há anos são enviados ofícios tanto para o DNIT quanto à políticos da região sugerindo melhorias e alterações que evitem acidentes e desgaste desnecessário da BR como a instalação de radares (exemplo da “curva do Dr. Hélcio”), uma balança para pesagem estática de caminhões e, principalmente, a Implantação de 40 km de terceiras faixas no segmento São João Del Rei – Lavras, com acostamentos. “ Em quatro anos 123 pessoas perderam suas vidas no trecho de Lavras a São João Del Rei, precisamos unir força política para que esses pedidos sejam apreciados e atendidos em caráter de urgência, para a continuidade desta ação, que tem salvado inúmeras vidas” afirma Daniel
Com as chuvas, a situação piora por risco de erosão nas estradas, atolamentos e alagamentos, mas o DNIT afirmou que há 10 dias estão mobilizando suas equipes para sinalizar o trecho intermediário e facilitar o reconhecimento e tráfego dos desvios para quem não conhece a estrada. “no momento estamos trabalhando nos levantamento e estudos para construção de um desvio provisório e reconstrução da ponte.” afirmou o núcleo de comunicação do departamento.
Texto/VAN: Talita Tonso
Foto/Reprodução: Redes Sociais