A exposição fotográfica de Thiago Morandi representa os 5 sentidos humanos em manifestações culturais

A exposição busca os 5 sentidos nas manifestações culturais e também religiosas
A exposição busca os 5 sentidos nas manifestações culturais e também religiosas

Tem início nessa quinta-feira (24) às 20h a exposição fotográfica “Os 5 Sentidos do Patrimônio”, de autoria de Thiago Morandi que busca representar, através de fotografias de manifestações culturais e religiosas do patrimônio material e imaterial, os cinco sentidos humanos (tato, visão, paladar, audição e olfato).

A exposição faz parte do evento “Circuito Cultural” no Museu Regional, que terá início às 18h30 com recital de órgão de Elisa Freixo que interpretará composições de Bernardo Pasquini, Antônio Mestres, Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven. Logo em seguida, acontece a inauguração da exposição fotográfica e, fechando a noite, o Coro de Câmara do Conservatório, dirigido pelo professor e pesquisador Adilson Cândido dos Santos se apresenta

A exposição fotográfica deseja surpreender o público através da percepção dos sentidos.
A exposição fotográfica deseja surpreender o público através da percepção dos sentidos.

Essa será a primeira exposição individual de Morandi, na qual ele apresentará 22 fotografias que se inserem na temática de São João del Rei, Tiradentes e região. A exposição também contará com projeções, interatividade por meio de áudio, textos, e uma plataforma web, em que mais detalhes acerca do tema podem ser explorados.

O evento conta com o patrocínio da empresa Marluvas Calçados de Segurança e Inovità, além do apoio institucional da Trilha dos Inconfidentes e do Museu Regional de São João del-Rei/Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Thiago acredita que o apoio e patrocínio dessas empresas e entidades possibilita alavancar a exposição, devido ao alto investimento aplicado nela. “Essas empresas se sensibilizaram com a iniciativa e acreditam que a fotografia pode contribuir com a preservação e manutenção do patrimônio material e imaterial da nossa região”, ressalta Morandi.

Fotos buscam despertar os sentidos do visitante
Fotos buscam despertar os sentidos do visitante

Reinaldo Ziviani, 37 anos, está expondo pela primeira vez no Centro Cultural da UFSJ. Sua exibição fotográfica é chamada “O Invisível Urbano” e ele conta que atualmente existem mais oportunidades para os artistas locais mostrarem seu trabalho. “Quanto aos moradores de SJDR exporem trabalhos artísticos, eu creio que existe mais espaço, mas nem tanto incentivo e estímulo quanto se deveria. A UFSJ ajuda através da PROEX com eventos e editais específicos, mas falta o município se envolver mais e promover os artistas (não apenas os locais) através de eventos específicos”, afirma.

O trabalho pode ser conferido no Museu Regional de SJDR
O trabalho pode ser conferido no Museu Regional de SJDR

A exibição “Os 5 Sentidos do Patrimônio” fica em cartaz, no Museu Regional de São João del-Rei até 29 de maio de 2016, com entrada gratuita.

 

TEXTO/VAN: Elaine Maciel e Emanuel Reis

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.