Por Ana Cláudia Almeida e Igor Chaves

Letras em Perspectiva - evento on line.
Letras em Perspectiva – evento on line. Foto/Reprodução: Even3

Maio, por coincidência de fatos históricos, é hoje, no Brasil, um mês dedicado à valorização linguística e cultural. Pode-se dizer que tanto o operário, quanto a matéria-prima, recebem neste período do ano uma devida atenção e um reconhecimento merecido e necessário. A esclarecer, no 5º dia do mês é celebrado o Dia Mundial da Língua Portuguesa e, no dia 21, o profissional de letras e sua contribuição social são postos em evidência.  

Segundo a UNESCO, uma comemoração anual criada pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Cabo Verde no ano de 2009, oficialmente instituída apenas em 2019, o também chamado Dia da Língua Portuguesa e da Cultura constitui “uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização” deste idioma. No mais, admitindo sua importância e influência como uma das línguas mais faladas no mundo, dada à sua base em Portugal e disseminação por países como Brasil, Angola, Moçambique e outros, esta data se apresenta como um fator primordial para “uma comunicação harmoniosa” e um diálogo intercultural entre seus múltiplos falantes.

Nesse sentido também, porém ampliando ao multilinguismo, o Dia do Profissional de Letras se estabelece como data festiva para homenagear os indivíduos que se dedicam ao estudo, pesquisa e ensino das diversas formas de expressão linguística, literária ou não. Sendo uma área com um vasto conjunto de competências, sua relevância para com a sociedade é traduzida pelo desenvolvimento geral de habilidades individuais, que propiciam a todos uma compreensão crítica de si próprio e do mundo ao redor.

Sob esse viés de preservação, conservação e aclamação da nossa língua, o professor são-joanense Samuel Daldegan está organizando, pela primeira vez, o evento Letras em Perspectiva. Formado em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o também redator e revisor aposta em sua experiência e habilidade no ensino virtual para democratizar o acesso a um encontro rico e dinâmico com enfoque nas distintas vertentes inerentes ao português.  

A ocorrer entre os dias 20 a 23 de maio, o evento online e gratuito contará com palestras, mesas-redondas, workshops, lançamento de livros e oficinas criativas. Estando entre os participantes convidados professores especialistas na língua e suas manifestações, escritores e ilustradores, dentre as pautas abordadas, destaca-se o aniversário de 500 anos de Luís de Camões. O famoso poeta considerado precursor da era moderna da língua portuguesa, tem sua obra “Os Lusíadas”, responsável por recuperar a história das Grandes Navegações, como o centro de análises linguísticas que perduram até hoje.

Vale enfatizar, as inscrições terão início no dia 15 de maio e poderão ser realizadas através da plataforma virtual Even3. Discentes, docentes e pesquisadores na área de letras poderão submeter propostas de trabalhos e atividades até o dia 17 deste mês. Sobre a virtualidade do evento, Samuel Daldegan acredita que o espaço da web pode e deve cada vez mais promover uma maior interação e colaboração, unindo participantes em diferentes contextos, sendo acadêmicos ou não. 

A presença no Letras em Perspectiva irá conferir certificação digital. 

Serviço

Para mais informações e inscrição no evento, acesse: https://www.even3.com.br/letrasemperspectiva_2024/