Por Geovane Carvalho e Igor Chaves

Evento contou com comidas tradicionais mineiras, como o feijão tropeiro. Foto: Geovane Carvalho

Como parte da programação da 1ª Edição da Estação de Férias, evento organizado pela Prefeitura de São João del-Rei em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, o Festival Gastronômico movimentou o final de semana na cidade. O evento, que aconteceu no sábado e domingo, dias 11 e 12 de janeiro, na rua Getúlio Vargas, também conhecida como Rua Direita, contou com apresentações musicais e estações com comidas típicas de Minas Gerais, além da presença dos bares e restaurantes do Centro. 

Quem abriu o festival foi o grupo de marchinhas de carnaval, Sol Maior. Logo em seguida, houve apresentações do grupo Choro com Chope e da cantora Amanda Machado. No domingo, o evento teve show de Wesley Mumu. O festival ainda recebeu  figuras políticas da cidade, como o Prefeito Aurélio Suenes, seu vice, Rogério Cury, secretários e vereadores, além de personalidades, como o jogador são-joanense do Fortaleza, Thiago Galhardo, que marcou presença no domingo.

Banda Sol Maior na abertura do evento. Foto: Geovane Carvalho

Para o Secretário de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Caio Andrade, o Festival Gastronômico e a 1ª Edição da Estação de Férias buscam reacender os ânimos do município e movimentar a economia local: “Além da gente estar dando cultura para a comunidade, para o são-joanense que está aqui, nós refletimos isso no turismo, numa economia limpa. As pessoas podem trabalhar, então nós ficamos muito orgulhosos de ver essa movimentação, que reflete em conquistas positivas para a nossa cidade”.

O Secretário de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Caio Andrade, abriu o evento no sábado.
Foto: Geovane Carvalho.

Já Luciana Baccarini, proprietária de um empório na Rua Direita, aponta que trazer de volta o movimento e o turismo para São João del-Rei gera não só renda para o município, como também valoriza a cultura mineira: “O pessoal vinha aqui na nossa loja e sempre perguntava ‘Mas São João é tão bonito e não tem um destaque nacional?’ E fazendo esses eventos, o turista vai começar a olhar para o São João de um modo diferente, né? Principalmente os produtos que a gente tem na nossa cidade, cachaça, queijos premiados, doces também”.

O Secretário de Cultura e Turismo concorda com a empresária. Em seu discurso durante a abertura do evento, no sábado (11), Caio ainda prometeu que o Centro Histórico de São João del-Rei será palco para muitos eventos ao longo de sua gestão. Ele refletiu que “Não adianta haver casarões lindos e igrejas barrocas centenárias, se o nosso Centro Histórico não tiver alma”.

Os estabelecimentos gastronômicos do local prepararam pratos exclusivos para o evento, como petiscos e bebidas. Luciana, por exemplo, além dos tradicionais doces vendidos em sua loja, também preparou uma tenda onde os turistas e moradores da cidade podiam presenciar e degustar um feijão-tropeiro, prato típico mineiro, preparado na hora.

O estabelecimento de Luciana é conhecido pelos doces, queijos e cachaças que atraem turistas na cidade. Foto: Geovane Carvalho.

O Festival Gastronômico continua neste final de semana. No sábado, dia 18, o evento inicia às 16h30 com apresentação musical de Wesley Mumu. Depois, às 19h30, o grupo Toca Aruanã sobe ao palco. No domingo, dia 19, último dia do evento, o Clube da Seresta encerra a programação a partir das 16h30. Participe!