Feira Literária Internacional de Tiradentes começa nesta quarta-feira com a presença de convidados ilustres
Por Ana Cláudia Almeida, Felipe Lopes e Rafaela Tarsitani
Amanhã, 09, a Feira Literária Internacional de Tiradentes dá início à sua programação, que se estende até o dia 13 deste mês. Totalmente gratuito ao público, nesta sua quinta edição, o evento cultural busca movimentar a histórica cidade mineira com um encontro entre leitores, escritores, ilustradores, editores e artistas em geral ao redor do tema “Mulheres de Prosas e Versos”.
Conforme a ideia trazida pela temática selecionada, a curadoria realizada por Isa Pessoa, Roger Mello e Daniel Kondo teve como meta homenagear autoras que marcaram e ainda marcam e desenvolvem a literatura nacional e internacional. Entre convidadas renomadas, nomes como o de Mary del Priore, Martha Medeiros e Eliane Alves Cruz encontram-se presentes.

Mas afinal, o que é a FLITI?
Criado no intuito de fomentar a leitura e a troca de ideias, além de valorizar autores nacionais e internacionais, a FLITI é um projeto mineiro que ganhou destaque com sua proposta plena de democratização cultural. Desde 2020, além de configurar um importante espaço aberto para discussão de assuntos relevantes e contemporâneos, a feira anual tem sua popularidade cada vez maior devido a sua perspectiva única de promoção da inclusão intelectual. Em suma, com iniciativas como o Ônibus Biblioteca, que distribui livros gratuitos em escolas da região das Vertentes, e seu formato peculiar que explora a cultura local e integra diferentes pontos de Tiradentes, o evento é uma oportunidade para os amantes da literatura e os curiosos de primeira viagem se conectarem com o universo lúdico e inspirador das obras, e, assim, terem uma experiência literária leve e motivadora.
2a Fase da FLITI
Segundo a organização do evento, após o sucesso da primeira fase desta 5ª edição, ocorrida entre os dias 07 e 10 de novembro do ano passado, a FLITI chega à sua segunda etapa com uma programação diversificada para diferentes públicos, incluindo crianças, jovens e adultos.
Após receber cerca de 5 mil pessoas durante os quatro dias de feira em 2024, no Centro Cultural Yves Alves (CCYA), a expectativa para este ano é de superar esse número com folga, visto o rápido esgotamento de ingressos para as diversas atividades oferecidas.
Com o tema dedicado amplamente à valorização feminina, a FLITI contou com personalidades como Carla Madeira e Paula Pimenta e, neste segundo momento, recebe outras profissionais icônicas da cena artística nacional e internacional, como Heloísa Perissè, Camila Fremder e Zélia Duncan.

Foto: Reprodução/VAN
Buscando sempre manter viável o contato direto e diálogo, em centros culturais e espaços ao ar livre, espetáculos musicais, exposições, mesas de debate, contações de história, vendas e lançamentos de livros se encarregam da ampliação do acesso da população mineira a profissionais da cultura, à editoras e livreiros
Artistas Independentes
Visando dar espaço para autores independentes apresentarem suas obras de diferentes maneiras, a 5ª edição da FLIT incluiu, alinhadas com o tema com o tema principal, diversas atrações, desde espetáculos de poesia, debates sobre racialidade, contação de histórias, palestras, entre outras. Autores como Amanda Gambogi, Lilian Paula Serra e Deus e Marcela Hallack que estará trazendo Interseções de luta: Raça, Comunidade e Neurodivergência, Katita Flor Criações com Cantaquí Cantacolá: Vamos Brincar de Imaginar, Mariar um Mar de Poesias por Natalyne Santos e Emilie Lapa estarão presentes na programação desta etapa do evento.
Alta procura
Com o sucesso da primeira fase da 5ª edição da FLITI, diversas atividades que ocorrerão ao longo desses cinco dias de abril já estão quase atingindo sua capacidade máxima.
No primeiro dia, as atividades ainda estão disponíveis, mas com poucos ingressos. Na quinta-feira, 10, algumas já se esgotaram, porém outras ainda apresentam ingressos, tais como Os novos desafios da literatura, às 10h; Por trás das páginas, às 11h; Histórias de amor e terror, às 15h; Adaptação: do livro ao filme, às 17h; e Rugidos e amores brutos, às 19h. No dia seguinte, na sexta-feira, apenas Mergulhos e Muito, Muito, Muito Mais, às 10h, e Estética e identidade negra, às 12h, ainda possuem ingressos restantes. Por fim, nos dois últimos dias de evento, 12 e 13, não há mais disponibilidade de participação em atividades.
Programação
O evento acontece em locais conhecidos do público, como o Centro Cultural Yves Alves (CCYA), o Espaço Cultural Aimorés e o Largo das Mercês. Entre 10h e 20h, as atividades estão organizadas de acordo com a programação disponibilizada aqui.
Para participar é necessário inscrição prévia e obtenção de um ingresso virtual através do perfil do evento na plataforma Sympla. Acesse o site aqui!
Serviço
5ª FLITI – 09 a 13 abril; de 10h às 20h; no Centro Histórico de Tiradentes
Saiba mais no site oficial do evento e/ou no perfil oficial no Instagram.