Por Mariana Carvalho

Silvia Reis usa gaze para representar a tentativa de curar algo ferido na natureza. Foto: Reprodução/Silvia Reis

Começa na próxima sexta-feira, 25 de abril, a exposição Rescaldo, da fotógrafa Silvia Reis. O evento acontece na Galeria do Sobrado Ramalho, em Tiradentes, a partir das 19h. A entrada é gratuita e estará disponível ao público até dia 23 de maio. 

A exposição conta com curadoria de Jacqueline Hoofendy e foi viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc, por meio da prefeitura de Tiradentes. O objetivo da mostra é propor um olhar sensível sobre os impactos das mudanças climáticas, alternando entre sentimentos como afeto e denúncia.

“Queria fazer algo que denunciasse, sim, mas que também falasse de cuidado. Foi aí que me veio a ideia de usar gaze, esse tecido que a gente associa a curativo, à tentativa de tratar o que foi ferido. A virada no processo criativo se deu após uma travessia pela Estrada Real, entre Santa Cruz de Minas e Tiradentes, quando me deparei com uma área de vegetação queimada. A partir dali, passei a investigar as marcas que permanecem – as brasas simbólicas que seguem acesas, mesmo após o fim do fogo”, explica Silvia. 

A exposição fotográfica explora as marcas do fogo no tempo e no espaço. Foto: Reprodução/Silvia Reis

Serviço 

Exposição: Rescaldo, de Silvia Reis 

Abertura: 25 de abril, às 19h 

Local: Galeria do Sobrado Ramalho – Rua da Câmara, nº124 – Tiradentes / MG 

Visitação: De 25 de abril a 23 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 17h 

Entrada gratuita