Em partida polêmica, Social vence e avança no Mineiro Sub-17
Equipe são-joanense venceu por 1×0 em casa em jogo que não terminou e avançou ao hexagonal final
No último sábado, 26, o Social de São João del-Rei recebeu, no Estádio Paulo Campos, a equipe do Valeriodoce pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro sub-17. A partida, que tinha gosto de decisão, terminou em meio a polêmica, mas com resultado satisfatório para o clube local: vitória por 1×0 e a tão sonhada classificação.
Para conseguir avançar ao hexagonal final com uma rodada de antecedência, os são-joanenses precisavam vencer e torcer pela derrota ou empate do Novo Esporte contra o Atlético-MG, em jogo disputado ao mesmo tempo em Ipatinga. Antes mesmo do apito inicial, o Social já se estabelecia como favorito, já que o Valeriodoce, com problemas no elenco, começaria o jogo com apenas nove jogadores.
O favoritismo se fez presente no jogo e o Xavante do Matosinhos pressionou o clube de Itabira desde os primeiros minutos de partida. O Valeriodoce, com elenco reduzido, optou por se manter atrás e se manteve com duas linhas bem defensivas, com quatro jogadores cada. Com frequentes incursões ofensivas do lateral-esquerdo Matheus, o Social buscava girar a bola entre os jogadores de meio-campo: a equipe atacava, mas tinha dificuldades para abrir o placar no esquema tático retrancado do adversário.
Foi aos 20 minutos de partida, que o camisa 9, Diogo, conseguiu abrir o placar em bola cruzada na área. A vitória do Social parecia bem encaminhada até que, aos 25 minutos, o camisa 6 do Valeriodoce, Arthur Fernandes se lesionou em uma dividida e acabou saindo do jogo. Sem jogadores no banco de reservas, o número de desfalques do clube subiu para três. Passados 5 minutos, mais dois jogadores do Valerio alegaram lesão, Lucas Silva e em seguida Felipe Assis caíram em campo e não conseguiram retornar para a partida.
Aos 32 minutos do primeiro tempo, o árbitro Warley Osvaldo não possuiu muita saída: “Com o número insuficiente de atletas na equipe do Valeriodoce, nós fomos obrigados a encerrar. Prevalece o resultado da partida e vai a julgamento para saber o que cabe no regulamento”, explicou o árbitro.
O acontecimento levantou a suspeita por parte dos torcedores de que a equipe de Itabira teria propositalmente abandonado a partida: “Eu acho inadmissível, o Valerio é um time de tradição no futebol mineiro. Perdendo de 1 x 0 no primeiro tempo de jogo e manda três jogadores caírem, para eles não tomarem mais gols e serem rebaixados para a segunda divisão”, comentou o torcedor Marcos Rogério.
O treinador do Social, André Luiz, também lamentou o ocorrido, mas comemorou o resultado: “Acho uma sacanagem, o time não comparecer com nem 11 jogadores e ainda abandonar a partida no meio. Mas, estamos felizes com o resultado e passando para o hexagonal, vamos fazer a melhor campanha possível”. André também lembra que o Social é o primeiro clube de São João del-Rei a se classificar para o hexagonal final. “Independente do que acontecer, já estamos entre as seis melhores equipes do estado na categoria de 17 anos. Creio que já é um excelente trabalho”, completa.
Já o treinador do Valeriodoce, Carlos Mauricio, exaltou os jogadores e procurou se esquivar da polêmica: “Os atletas foram guerreiros. A gente tem a dificuldade de estar formando a equipe, da locomoção. Dois atletas vieram no limite, um outro ainda sofreu contusão no meio da partida. Então, não teve como continuar”.
Com a classificação no bolso, o Social enfrenta no próximo sábado, às 11 h, a equipe do Vila Nova, na cidade de Nova Lima, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. Já o Valeriodoce, recebe em casa a equipe do Novo Esporte.
Sub-15 também brilhou
Também no sábado, foi realizada a partida dos time Sub-15 do Social com o Valeriodoce. Na partida, os meninos ssão-joanenses brilharam e venceram pelo placar elástico de 11 x 0. O destaque do duelo foi o camisa 10 do Xavante, Gustavo, que marcou seis gols. Além de Lolote, camisa 18, que fechou a goleada com uma bela finalização encobrindo o goleiro.
Apesar do placar, a situação do clube de São João del-Rei na competição é mais complicada. Para se classificar para o hexagonal final, precisa vencer o Vila Nova fora de casa no próximo sábado e torcer para o Novo Esporte perder no duelo contra o Valeriodoce. A combinação de resultados ainda precisa tirar uma diferença de sete pontos no Saldo de Gols.
TEXTO/VAN: LUCAS MARANHÃO
FOTOS: LUCAS MARANHÃO