Por Ana Julia Barbosa

Na Escola Estadual Tomé Portes del-Rei, os alunos do 5º ano participam de aulas de filosofia ministradas por estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), membros do Laboratório de Educação em Filosofia (LAFIL). O objetivo dessas aulas é promover a compreensão de temas relacionados à raça, etnia e diversidade cultural, utilizando abordagens lúdicas e atividades recreativas para facilitar o aprendizado.

Voluntários abordando em aula a história “Deu a louca na floresta”. Foto: Ana Julia Barbosa

Durante uma das atividades em sala, os voluntários apresentaram a história “Deu a louca na floresta”, de Robson Rocha, distribuindo um parágrafo para cada aluno ler. O voluntário Ryan Augusto das Chagas comentou que a ideia de distribuir os parágrafos surgiu dos próprios alunos, que manifestaram o desejo de ler as atividades propostas. Ele explicou que essa prática também ajuda a equipe a avaliar o desenvolvimento da leitura das crianças. Ryan explicou: “Houve essa demanda, pois, em aulas anteriores, observamos que eles precisavam de mais estímulo na leitura. Então, em vez de lermos a história para eles, optamos por dividi-la em pequenas frases, permitindo que todos participassem da leitura”.

Aluna com papel na mão.
Aluna lendo um trecho do conto. Foto: Ana Julia Barbosa

A história lida pelas crianças fala de uma floresta onde todos viviam e trabalhavam em harmonia, até que, um dia, um pardal introduz à comunidade objetos como televisão, geladeira e outros eletrodomésticos. A partir de então, o pardal se torna rei, e as aves e os outros animais param de trabalhar, comer e viver, devido ao vício em assistir televisão.

Após a leitura, as crianças foram convidadas a formular perguntas filosóficas. Em atividades anteriores, elas já haviam aprendido a diferença entre perguntas simples e filosóficas. Com o auxílio dos voluntários, compreenderam a proposta e criaram diversas perguntas. Em seguida, foram convidadas a compartilhar suas questões com os colegas, que, juntos, refletiram e tentaram respondê-las.

Ryan, que é estudante de filosofia, comentou: “Queríamos observar quais questionamentos e problemáticas os alunos levantariam sobre o tema, já que é algo tão atual e que, com certeza, faz parte da vivência deles”. As crianças entenderam a problemática da história e concluíram que, para um bom desfecho, seria necessário encontrar equilíbrio no uso das tecnologias e manter uma rotina saudável.

Voluntária dando aula de filosofia para alunos do quinto ano.
Alunos do quinto ano tendo aulas de filosofia. Foto: Ana Julia Barbosa

Além dos alunos do 5º ano que estão aprendendo, os futuros educadores também participam do cotidiano escolar, adquirindo experiência prática na licenciatura. “Como futuro docente de ensino médio, esse primeiro contato com a sala de aula infantil é muito proveitoso e diferente. Essas aulas estão me dando as bases para lidar com diversas situações no ambiente escolar”. O projeto tem como objetivo principal levar a filosofia às crianças, mas também expor os graduandos à realidade do dia a dia escolar, proporcionando uma experiência valiosa para todos os envolvidos.”, afirmou Ryan.