Campeonato Mineiro: Social é derrotado em casa pelo Atlético; Athletic se despede da competição
Fim de semana sem vitórias para os times são-joanenses no campeonato mineiro para jogadores de 15 e 17 anos
O Social de São João del-Rei recebeu o Atlético no último sábado (12) em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro das categorias de base. Jogando no Estádio Paulo Campos, a equipe São-joanense, formada por jovens de até 17 anos, foi surpreendida pela equipe atleticana e saiu derrotada por 4 a 2, em jogo marcado por duras críticas da torcida à arbitragem e o mau estado do gramado.
O Atlético saiu na frente logo no início do jogo e aos 30 minutos já somava o placar de 3 a 0, aproveitando do nervosismo e de espaços da defesa adversária. O Social esboçou uma reação após converter uma cobrança de pênalti quando o primeiro tempo se aproximava do fim. Na segunda etapa, o Social teve de substituir o goleiro Gabriel, que saiu de campo lesionado e deu lugar a Otávio. Ambas equipes marcaram mais um gol, em cobranças de pênalti. Chokito e Lauro, do time São-joanense, foram expulsos pelo árbitro Rônei Candido Alves, após serem advertidos com dois cartões amarelos.
Com o resultado, o Atlético segue invicto e se mantém na liderança do Grupo A com 19 pontos conquistados. O Social é o terceiro colocado, com 12 pontos, e segue com chances de se classificar para o Hexagonal Final.
Social e Atlético também se enfrentaram pelo sub-15 e o time da capital venceu por 5 a 0. Com o resultado, o Atlético permanece líder do grupo A, com 21 pontos. O Social é o 4º colocado, com 7 pontos, e tem chances mínimas de classificação para o hexagonal final. Na próxima rodada, que acontece no sábado (19), tanto Atlético quanto Social jogarão na região central do estado, em ambas categorias. O Atlético enfrenta o Valeriodoce em Sete Lagoas, a partir das 09h, enquanto o Social joga em Jaboticatubas, contra o Arsenal, a partir das 13h30.
Visões distintas sobre a atuação da arbitragem
Apesar da derrota, o ex-jogador e atual técnico do Social André Luiz ressaltou a dedicação dos atletas, mas criticou a arbitragem. “Não posso cobrar vontade, eles correram muito hoje. (…) O Atlético é uma equipe de muita qualidade, que sempre está nas primeiras colocações dos campeonatos que disputa, mas acho que a arbitragem favoreceu um pouquinho”.
Já o técnico Ricardo Resende, que comanda o time sub-17 do Atlético, acredita que o trio de arbitragem não tenha influenciado no resultado final do jogo. “Acho que é normal, a torcida sempre vai cobrar da arbitragem. No mais, foi uma arbitragem correta, valeu mesmo a qualidade dos nossos atletas e conseguimos, mesmo com o campo não estando em condições, impor nosso ritmo de jogo e conseguir uma boa vitória”.
Críticas ao gramado
Se em relação à arbitragem os comandantes das duas equipes têm opiniões diferentes, ambos concordam que o gramado não estava em boas condições para a prática do futebol. “No momento, o nosso gramado não está bom. A gente sabe que ele precisa ser trocado. Estamos trabalhando nisso desde o fim da Taça BH (julho de 2015), mas só podemos trocá-lo em novembro ou dezembro. Daqui até lá, temos que jogar aqui”, comentou André Luiz.
Já Ricardo acredita que as expulsões estejam ligadas ao estado do gramado, que estava escorregadio e pode ter contribuído para as jogadas duras que provocaram os cartões para os atletas. “Foi um jogo muito difícil, o campo realmente não estava em boas condições, mas os atletas conseguiram se adaptar rapidamente. Foi difícil para o árbitro também, com o campo pesado e escorregadio para os atletas, acho que as expulsões foram justas”.
Athletic também jogou no fim de semana
O Athletic Club também jogou no último sábado. O alvinegro do bairro Matosinhos foi a Sete Lagoas enfrentar o Democrata, em jogo da 6ª e última rodada da fase de grupos da 2ª divisão do campeonato mineiro. Pelo sub-17, a equipe são-joanense foi goleada por 7 a 1, e segue na lanterna do Grupo A com nenhum ponto conquistado.
Já no jogo para jovens de até 15 anos, o Athletic conquistou um empate por 2 a 2. O time são-joanense saiu na frente com Patrick, aos 34 minutos do 1º tempo. O Democrata empatou logo no início da segunda etapa com Raphael. Quando o jogo se aproximava do fim, o Athletic saiu na frente novamente com Henrique, aos 34 minutos, mas sofreu novamente o empate com o gol de Lucas, aos 37. Com o resultado, o Athletic terminou o campeonato na última colocação, com 4 pontos conquistados.
Apesar de não ter avançado ao hexagonal final, Tiago do Nascimento, coordenador de futebol e treinador do sub-15, acredita que a participação do Athletic foi satisfatória. “O Athletic ficou de fora do campeonato mineiro por 7 anos. Por isso disputamos a segunda divisão. Avalio (nossa participação) como boa, apesar de ter ficado em último na chave. Como estamos voltando este ano, acredito que nosso objetivo foi cumprido, por que é um trabalho a longo prazo”. Tiago acredita que a falta de preparação antes do campeonato contribuiu para a campanha ruim. “Pela falta de campeonato de base em São João e os altos gastos na Taça BH, acabamos estreando no mineiro com apenas um amistoso. Poderíamos ter enfrentado equipes mais fortes para ver os erros e avaliar melhor a equipe. Perdemos pontos por detalhes que poderiam ter sido corrigidos em amistosos”.
TEXTO/VAN: ANDRÉ LAMOUNIER
FOTOS: ANDRÉ LAMOUNIER