Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em São João del-Rei
Baixa adesão de alguns dos grupos prioritários levou a prorrogação da campanha
A Campanha de Vacinação contra a gripe teve início nos municípios de todo o país no dia 23 de abril, apesar de algumas prorrogações, a ação do Ministério da Saúde foi encerrada oficialmente no dia 22 de junho. No entanto, em São João del-Rei, a vacina ainda está disponível para crianças e gestantes. O motivo é a baixa adesão destes grupos durante o período normal da campanha.
Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal de crianças menores de seis anos foi 51, 56%, e as gestantes contabilizaram um total de 68,87% do esperado.
Em São João del-Rei estes dois grupos ainda podem se vacinar. Basta comparecer aos postos de saúde materno infantil, situado na Praça Carlos Gomes, 01, no Centro ou no posto de saúde do bairro de Matosinhos. O horário de funcionamento é de 8h às 16h. É necessário apresentar um documento de identidade e o cartão de vacina.
A vacina distribuída gratuitamente aos grupos prioritários, pelo ministério da saúde, durante a campanha é trivalente, ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1 e o H3N2.
Segundo Ligiane Lacerda, 31 anos, assistente do Setor de epidemiologia do município, ainda estão disponíveis nos dois postos de saúde citados acima, cerca de 250 doses da vacina. Essas doses só estão sendo distribuídas a crianças menores de cinco anos e a gestantes, os dois únicos grupos prioritários que não atingiram a meta de vacinação. “No geral, a procura da população pela vacina foi bem baixa, mas a principal preocupação do setor é conscientizar os pais sobre a importância da vacina, que é a melhor maneira de prevenção”, disse. Lacerda também ressaltou que a campanha de vacinação só atingiu a meta prevista no município devida a adesão de outros grupos prioritários, com destaque para os idosos, grupo que registrou cobertura vacinal de 101,24%.
Anderson Flávio Reis, 31 anos, enfermeiro no posto de saúde do bairro de matosinhos afirma que cerca de 60 doses da vacina ainda estão disponíveis no local. Não há previsão de quanto tempo esse estoque vai durar, já que isso depende da demanda da população. “Não apenas nesta campanha, mas o que se observa no geral é que os responsáveis não estão trazendo as crianças para vacinar, os outros grupos que possuem maior autonomia para fazê-lo estão atingindo suas metas”, coloca.
No ano de 2018, foram registrados em São João del-Rei, sete casos de suspeita da Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada pelo vírus da gripe. Dentre estes, quatro casos eram de moradores da cidade e apenas um foi confirmado.
Texto/VAN: Kamila Amaral
Foto/VAN: Thauana Gomes