Barroco Mineiro: Um patrimônio muito além da arquitetura e da pintura
Por Danielly Faustino, Julia Diniz e Lívia Antoniazzi
O barroco é um movimento artístico que surgiu na Itália no século XVII e espalhou-se pela Europa e países da América Latina até o século XIX. É conhecido pela quantidade de detalhes em suas obras, seja na arquitetura, música, em pinturas e outras formas de arte. Seu caráter religioso é uma resposta ao crescimento do protestantismo, que o utilizou como instrumento de afirmação e persuasão da fé cristã.
No Brasil, o barroco chegou pelas grandes navegações, durante as missões jesuíticas com enfoque nos povos originários. O estilo se destaca em Minas Gerais devido à época de exploração do ouro e ao aprimoramento das técnicas de arte por conta da distância do estado com o litoral, o que dificultava a importação de materiais. Por ser tão importante é celebrado no dia 18 de novembro, dia da morte de um dos mais notáveis artistas do barroco mineiro: Antônio Francisco Lisboa, o famoso Aleijadinho.
O vídeo abaixo conta com algumas curiosidades sobre o barroco mineiro, mirando fugir do básico. Confira também os impactos do estilo na linguagem, na moda e até mesmo na música mineira.