Por Lara Reis

Visitantes curtindo a piscina do Balneário Águas Santas.
Foto: Reprodução/ Balneário Águas Santas

Neste sábado (08), o Coletivo Santas Águas e a Sociedade dos Amigos das Águas Santas vão realizar um ato cultural em prol da preservação do Balneário Águas Santas. Promovido com o apoio da Batucada das Minas, o movimento acontecerá na entrada do Balneário, das 10h às 12h, e contará com intervenções artísticas, cortejo e roda de conversa.

Localizado em área de preservação ambiental na cidade de Tiradentes, o balneário é um importante patrimônio público. No entanto, desde que foi arrendado a uma empresa privada, suas fontes medicinais e águas termais foram fechadas e assim permanecem há mais de 6 anos.

Nas palavras da fundadora do Coletivo Santas Águas, Suely Franco, “o movimento do dia 8 tem o objetivo de reunir todas as pessoas que amam o balneário e sentem falta do acesso às águas medicinais e termais”.

Segundo Suely, a ação busca promover a recuperação e proteção das Águas Santas por meio da conscientização. “Fizemos uma pesquisa aprofundada e vamos falar sobre a história e importância da sua preservação, enquanto patrimônio público, e também informar sobre o atual estado: fontes fechadas, piscina sem a água e corrente termal, concessão privada, o papel do Estado e etc.”, explica.

Os interessados em participar do ato podem levar cartazes e/ou faixas com frases em defesa do balneário, além de usar roupas em coloração azul. 

SERVIÇO

Para mais informações, acesse a rede social do Coletivo Santas Águas:

@salvemos.as.aguas.santas