Por Ana Cláudia Almeida

Já é de grande conhecimento que a convivência saudável com a prática esportiva traz ensinamentos que podem ser aplicados em nossas vidas de muitas maneiras. Aliado à perseverança, foco, determinação e trabalho em equipe, o esporte é uma poderosa ferramenta de molde do comportamento humano, principalmente se praticado desde a infância. Baseando-se nisso e na popularidade do futebol no país, a ARCOM-SC (Associação Renovação Cidadã Organizada de Membros da Sociedade Civil), através do Projeto Milésimo Gol, tem enriquecido e transformado a rotina de inúmeros jovens e crianças de Barbacena com aulas gratuitas.

Bola parada na frente e turma tendo aula ao fundo.
Equipe do projeto Milésimo Gol recebendo instruções no campo.

Iniciada no bairro de Santa Cecília, em Barbacena, como uma modesta associação de moradores membros da sociedade civil, organizados em prol de melhorias locais, hoje a ARCOM-SC se configura uma instituição de referência em sua comunidade. Sendo responsável por iniciativas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sua atuação bem diversificada atende indiretamente milhares de pessoas. Projetos como o Nado Bem (natação), Rompendo barreiras (atletismo), Centro Cultural de Línguas (ensino de idiomas), Centro Feliz Idade (assistência ao idoso) e Conservador da Mantiqueira (parceria com o The Nature Conservancy), são alguns exemplos de seu trabalho voltado à promoção da inclusão e integração social e preservação ambiental.

Alicerçado nessa missão e valores, em julho de 2023, surgiu o projeto Milésimo Gol – Futebol de Campo.  Resultante de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Barbacena e uma colaboração com as Secretarias de Educação e de Esportes, o programa, vinculado ao projeto de atletismo Rompendo Barreiras, é uma peça-chave no fomento à cultura esportiva acessível e inclusiva na região.

Em síntese, concedendo treinos gratuitos para inscritos de 7 a 17 anos no distrito rural Colônia Rodrigo Silva, o Milésimo Gol tem proporcionado alegrias e qualidade de vida a 144 pessoas de realidades distintas. Para o coordenador dos projetos esportivos da ARCOM-SC, Antônio Cosso, de 29 anos, essas vivências trazidas por cada aluno são, simultaneamente, um desafio e um incentivo para sua gestão. No mais, segundo ele, que é inserido no meio esportivo e já integrou iniciativas sociais similares, este cenário com certas carências justifica a existência e relevância do trabalho executado: “Eu sou fruto de projeto social e do esporte, eu sei bem o quão importante é para guiar certas pessoas, mudar a realidade de outras. (…) Nós temos que considerar as realidades, tem pais que não alcançam o bem que o projeto faz, que o esporte faz”.

Nesse viés ainda, Antônio menciona as limitações de uns integrantes e detalha a estrutura inicial e atual do projeto: “Tinham alunos que amarravam a chuteira com barbante, que não tinha condições de ter roupa, uniforme para treinar, isso antes da gente ter o material, tudo certinho (…) Meu maior desafio (hoje) é o transporte, porque tem crianças que não tem condições de ir treinar, de ter dinheiro para pegar um ônibus”. Para enfrentar esse obstáculo ao acesso de alguns alunos, a preparadora física e treinadora do projeto, Helenice Rodrigues, de 44 anos, indica o retorno da verba estadual antes concedida: “Enfrentamos atualmente a ausência do transporte, que foi interrompido devido à falta de verba. (…) Se alguma empresa ou até mesmo o poder público se compadecesse e conscientizasse da importância dessas crianças e adolescentes estarem no ambiente que o esporte proporciona e nos ajudasse com o transporte, seria de grande ajuda”.

Frente a este problema no momento, Antônio menciona uma novidade relacionada à localização das aulas. Além do campo atualmente usado, um outro ponto de apoio para o futebol da ARCOM-SC será estabelecido no centro da cidade, para “conseguir atender melhor a todos”. A partir disso, atividades de segunda a quinta-feira, de manhã e de tarde, darão aos alunos mais opções para participar. Segundo Helenice, instrutora do Milésimo Gol desde o início, o impacto sobre a vida dos assistidos que participam ativamente dos treinos é perceptível tanto no campo quanto fora dele. Questionada sobre planos e o futuro, ela diz: “Continuamos firmes nos treinamentos já pensando nos próximos amistosos. E temos grandes talentos no projeto com futuro promissor no esporte”. Ao finalizar, ainda cita uma possível equipe feminina: “Estou muito feliz porque as meninas também estão procurando pelo futebol, e logo teremos um time só de meninas.”

Helenice dando orientações para os alunos.
Instrutora Helenice dando orientações para os alunos do projeto.

Em resumo, Helenice e Antônio, ao lado do instrutor Evandro Lisboa e dos monitores João Victor da Costa e José Geraldo, têm sido agentes transformadores de histórias. Com dedicação e acolhimento total aos beneficiários do projeto, não somente técnicas do futebol tem sido transmitidas por eles, como também ensinamentos valiosos de disciplina, respeito e cuidado com o corpo e a mente.

Para inscrição nas vagas disponíveis do Projeto Milésimo Gol, basta autorização do responsável legal e entrega de alguns documentos listados mediante contato.

Para saber mais sobre o Projeto Milésimo Gol e fazer inscrições, acesse:

Instagram @arcomsc.milesimogol ou o site arcomsc.ong.br

Ou ligue para (32)99815-8221

Para mais informações sobre os demais projetos da ARCOM-SC, acesse o site arcomsc.ong.br/projetos ou o Instagram @arcomsc