Após preparação para o Enem, escolas de SJDR esperam bons resultados
Instituições de ensino, bem conceituadas no exame anterior, utilizaram várias estratégias para conseguirem sucesso também neste ano

Acontece neste fim de semana, nos dias 24 e 25, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Além de avaliar a qualidade do ensino médio no país, o Enem, que este ano contou com 7.746.057 inscritos, é a principal porta de entrada para o ensino superior no país.
A aluna do 3º ano da Escola Basílio da Gama, Lady Fernanda, que fará o exame pela primeira vez, disse que não fez um preparo intensivo para a prova. “Estou estudando somente com os simulados da escola, mas sei da importância da avaliação para alcançar a universidade e me formar na profissão desejada” conta.
ENEM

A provas contém 90 questões de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e suas tecnologias no primeiro dia e, no segundo, mais 90 perguntas sobre Linguagens e Códigos, Matemática e suas tecnologias, além de uma redação de modelo dissertativo-argumentativo sobre determinado tema. Criado em 1998, desde 2013 a avaliação foi adotada pelas universidades federais como principal forma de ingresso no ensino superior, por meio de programas como o Sisu, e, em universidades privadas através do Prouni e do FIES.
Segundo o professor de Matemática do Cursinho Frei Seráfico, Thiago Azevedo, essas mudanças modificaram totalmente o ensino: “O vestibular tinha um estilo de questão mais específico, de cobrança e de quantidade de questões. Agora, o aluno faz 45 questões contextualizadas e problematizadas”.
O exame também serve para avaliar a qualidade do ensino médio no país, além de oferecer certificação desse ensino para jovens maiores de 18 anos. O Enem ainda está ligados aos programas de intercâmbio do governo, como o Ciência Sem Fronteiras.
Thiago defende um dinamismo dentro da sala de aula, para que o aluno aprenda as disciplinas com mais leveza. Segundo o professor, o estudante que vem para o cursinho adquire uma certa maturidade, o que facilita no processo de aprendizagem: “Você consegue ter uma dinâmica diferente da sala de aula tradicional e envolver mais os alunos”, completa.
São João del-Rei no Enem
Em São João del-Rei, algumas escolas como o Centro Educacional Frei Seráfico e a Escola Estadual João dos Santos sempre foram referências em bons resultados na prova. Na edição de 2014, o CEFS alcançou a 10º posição, em âmbito nacional, na redação, com uma média de 836,3 pontos, liderando o ranking em SJDR. Já a Escola Estadual João dos Santos ficou entre as cinco melhores da cidade, ocupando a 23º posição dentre as instituições públicas mineiras. (Confira a matéria completa clicando aqui).
Conforme acredita a vice-diretora da escola estadual, Cristina Haddad Lima, “A preocupação em dar um bom conteúdo nas salas de aula, em que o aluno aprenda de forma gradativa e completa, é o caminho para o sucesso no Enem”, explica.
A inserção de questões do modelo do Enem nas provas, a realização de simulados e atendimentos fora do horário regular para esclarecer dúvidas são estratégias dos professores do ensino público para auxiliar os alunos na preparação para o exame.
Na Escola Estadual Garcia de Lima, a vice-diretora Rosana Giarola conta que também foram realizadas parcerias com a Universidade para a motivação dos alunos, trazendo estudantes da graduação de vários cursos para ajudá-los no discernimento da escolha profissional: “Estamos com uma boa aprovação no Enem, a maioria dos nossos alunos estão nas universidades federais”.
Quando o ensino básico é precário, a situação precisa ser contornada. Por isso, o aluno do Frei Seráfico, Michael Augusto, conta que “optou por fazer cursinho, pois não teve aprendizado suficiente para conseguir fazer a prova”. Augusto ainda diz que, além do que aprende lá, estuda, exteriormente, com os amigos.
Já que o futuro profissional está em jogo, uma tensão antecede o período das provas. Com isso, de acordo com os professores, uma alimentação leve, uma boa noite de sono e a convivência com amigos e a família são recomendadas aos candidatos nas vésperas do exame. Dar continuidade a rotina, de forma leve, é muito importante. O Cursinho Frei Seráfico vem com uma proposta diferente no dia anterior ao exame, realizando um evento de quebra de rotina, como uma brincadeira.
Para saber mais informações sobre a prova, acesse o site enem.inep.gov.br .

TEXTO/VAN: GRAZIELA SILVA E SABRINA KELLY