APAExonados: Uma educação excepcional
por Ana Julia Barbosa e Lívia Fernandes
As APAEs, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, são instituições que têm como missão prestar atendimentos na área da saúde, promover educação e lutar pelos direitos na perspectiva da inclusão social. Em São João del-Rei, a APAE atua há mais de 55 anos, se comprometendo com esses objetivos. Logo, para garantia do ensino para pessoas com deficiência, ela possui uma escola de educação básica com 67 crianças entre 3 a 12 anos matriculadas, visando o aprendizado de maneira diferenciada, de acordo com a especificidade de cada aluno.
Em conversa com a diretora, Dorinha Teixeira, ela explica que as crianças matriculadas são encaminhadas por uma equipe multidisciplinar que, ao analisar o caso individualmente, solicita uma vaga para ela. As atividades são pensadas de maneira mais lúdica, porém é apresentado às crianças conteúdos similares ao ensino regular das escolas da cidade.
Dessa forma, elas têm aulas como: matemática, geografia, português e todas que fazem parte da matriz de ensino básico. A única diferença é que as atividades são pensadas pelos profissionais de forma diferenciada, utilizando objetos e instrumentos variados para auxiliar melhor o aprendizado dessas crianças.
As salas da escola hoje são divididas entre educação infantil e creche, onde as crianças são divididas por idades e necessidades individuais. Essas salas variam de turmas de 6 a 9 alunos, e em cada sala os alunos são acompanhados por uma professora e uma monitora.
A diretora ressalta que todos os alunos são observados de perto, e assim que percebem que algum aluno tem condições de frequentar uma escola regular, ele é encaminhado para uma. A atenção é contínua, visto que, se necessário, esse aluno pode retornar para a APAE. Portanto, todos profissionais têm essa atenção em relação ao desenvolvimento e o que é melhor para cada criança.