Professor Celso João Ferreti palestrou no anfiteatro do campus Dom Bosco-UFSJ
O 11º Encontro de Pesquisa
em Educação da Região Sudeste encerrou os trabalhos nessa quarta-feira (15),
com os temas políticas públicas, direito à educação e formação do professor.
“Um evento como esse deve ser considerado como algo que se deva repetir”,
afirmou, ao fim de sua apresentação, o professor e pesquisador da PUC-São Paulo,
Celso João Ferreti.

Educação
e seus Fundamentos –
O tema da mesa redonda, que ocupou a tenda
principal neste último dia de evento, foi “Pesquisa, Educação e seus
Fundamentos”. A coordenação da mesa ficou por conta da professora da UEMG, Vera
Lúcia Nogueira, e teve como convidados os docentes Carlota Boto (USP), Mariane
Campelo Koslinski (UFRJ) e Silvio Donizete de Oliveira Gallo (Unicamp).
A mesa abordou a importância
da articulação entre as várias áreas do conhecimento que podem se completar, elevando
o padrão das práticas educacionais. Boto explicou o paradigma do sistema
pedagógico. Koslinski tratou das dicotomias relativas a qualidade de ensino, a
despeito da expansão das pesquisas na educação. Gallo, por sua vez, defendeu
que o professor pode ser um agente de mudança na forma de se ensinar.

Políticas
Públicas e Direito à Educação –
No anfiteatro da UFSJ, a
mesa redonda que tinha como tema “Pesquisa, Políticas Públicas e Direito à
Educação” teve como coordenadora Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira e como
convidados Maria Ciavatta (UFF/UFRJ), Celso João Ferreti (PUC-São Paulo) e
Fernando Selmar Rocha Fidalgo (UFMG).
Os participantes da mesa
abordaram temas como a educação integrada, políticas públicas e a interferência
dessas políticas no sistema educacional brasileiro. Todos os palestrantes foram
bem categóricos em suas críticas e elogios à educação tanto no âmbito estadual,
quanto no federal. A educação do Ensino Médio e a Educação Integrada foram as
mais comentadas por todos os palestrantes.

Formação
de Professores –
A mesa redonda do eixo 3, realizada no
Teatro do Campus Dom Bosco, discutiu “Pesquisa, Formação de Professores e
Trabalho Docente” e foi coordenada pelo professor Bruno Andrade Pinto Monteiro (UFLA),
tendo como convidados as professoras Bernadete Angelina Gatti (Fundação Carlos
Chagas), Marli Eliza Dalzamo Afonso de André (PUC-SP) e Samuel de Souza Neto
(Unesp-Rio Claro). Gatti, comentou sobre a emergência dos professores que não
são preparados para a sala de aula fora das áreas de licenciatura em outras
áreas de conhecimento:
– “Nosso ensino não está
recebendo a atenção que merece, muito menos os professores que estão em
formação”.


Veja como foi:

Texto: Carolina Colombi, Cláudia Maria e Mariana Veríssimo
Foto: Jederson Lucas

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