Ana Julia Barbosa e Lívia Fernandes

Entre os dias 19 e 22 de outubro, aconteceu a 7° Semana Criativa de Tiradentes, evento organizado por Simone Quintas e Júnior Guimarães. O evento promove um encontro de artistas, escritores e designers em palestras, bate-papos, oficinas, exposições e mostras de cinema na cidade histórica. 

Neste ano, a cidade teve várias exposições gratuitas. Confira abaixo um pouco sobre cada uma delas.

CENTRO CULTURAL YVES ALVES

Espaço em que os visitantes puderam descansar e confraternizar FOTO: Ana Julia Barbosa

AUDITÓRIO 

Local onde foi realizado as palestras, exibição de filmes e bate-papos FOTO: Ana Julia Barbosa

“DESIGN FEITO À MÃO” POR ARTESÃOS DA SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES 2023

Na sala Padre Toledo,  a exposição contou com um grupo de artistas da região que juntos montaram suas artes no mesmo local. Os artistas envolvidos são Alexandre Heberte, Marcelo Alvarenga, Stephanie Ribeiro e Susana Bastos e o chef Rafael Pires, Rosana Nascimento, Antonio Maia, Gilberto Resende Romero, o Beto, Claudinei Matias do Nascimento, o Prego, Lucimar Cristina da Silva e Silvânia Mendonça. Um encontro de artes diversas que possibilitou aos visitantes ter contato com várias formas de se fazer arte.

Exposição de fotos dos artistas participantes FOTO: Ana Julia Barbosa

Obra exposta na sala Padre Toledo FOTO: Ana Julia Barbosa

METAMORFOSE DOS FIOS E DAS TRAMAS- MULHERES (ENTRE) LINHAS COM O GRUPO MATIZES DUMONT, HOMENAGEADO DA EDIÇÃO

A exposição contou com telas bordadas representando a força feminina. Essas obras expõem o trabalho de tecer, bordar, a arte de trabalhar com linhas, tecidos, novelos e trabalhos manuais. 

Quadro feito de bordado exposto no Centro Cultural FOTO: Ana Julia Barbosa

ESPAÇO CULTURAL AIMORÉS

“Janete Costa, uma designer brasileira” 

Em homenagem a arquiteta pernambucana Janete Costa (1932 – 2008), seus filhos  Lúcia Santos, Mário Santos e Roberta Borsoi junto do designer alagoano Rodrigo Ambrosio resgataram algumas de suas obras e fizeram alguns ajustes que na época não foram possíveis por falta de recursos de Janete. Essa exposição é uma forma de mostrar como ela era uma mulher à frente de seu tempo, já que em suas obras ela utilizou o artesanato brasileiro, dando maior reconhecimento e prestígio a esse trabalho manual.

Móveis da exposição juntamente com a imagem da arquiteta FOTO: Ana Julia Barbosa
Tintas criada em homenagem à Janete Costa FOTO: Ana Julia Barbosa

SOBRADO RAMALHO (SEDE IPHAN)

“DESDOBRAMENTO” POR ARTESÃOS E DESIGNERS VETERANOS

Exposição de artistas que já participaram de outras edições da Semana Criativa de Tiradentes. Juntos, reuniram mais de 20 artistas para compor o espaço, alguns deles são os designers Alexandre Rousset, Ana Vaz, Fernando Jaeger, Gustavo Bittencourt, Maraí Valente e Yaskara Jaeger e os artesãos Bela Ladeira, Deise Reis, Edna Carvalho, Eliana Maia, Lilia Fonseca, Maria Conceição de Paula, Marlon Carvalho (com o apoio da esposa Kelly e dos filhos Esther e Lucas), Nôca, Rondinelly Santos, Tatiane Carvalho, Vânia Leôncio, Vasique Leôncio, Wagner Trindade e Wellington Carvalho. 

Espaço de exposição de artistas veteranos FOTO: Ana Julia Barbosa

QUATRO CANTOS ESPAÇO CULTURAL

“70 ANOS DE CASA E JARDIM: CAPAS QUE MARCARAM ÉPOCA” 

Em comemoração aos 70 anos da Revista CASA E JARDIM, foram escolhidas as capas das últimas décadas que marcaram época da revista de design de interiores e arquitetura mais antiga do Brasil. Essas capas foram escolhidas pela diretora de redação Thais Lauton e pelo editor de arte Fabiano Spadarim.

Parte da exposição de 70 anos da revista CASA E JARDIM FOTO: Ana Julia Barbosa

CASA PADRE TOLEDO

O espaço Casa Padre Toledo, foi a residência de Carlos Toledo e o local da primeira reunião dos inconfidentes. Diferente dos anteriores essa foi uma exposição que era necessário pagar uma taxa de R$12,00 e R$6,00 a meia. Para estudantes de universidades públicas, professores e credenciados, a entrada era gratuita. 

“ARTE DOS MESTRES – ARTE DO POVO, ARTES PLURAIS”

Essa exposição é uma versão da realizada em São Paulo por Jô Masson, da Artesol, e Marco Aurélio Pulchério, da Marco 500. Juntos eles realizaram uma curadoria de vários mestres artesãos brasileiros. A exposição contou com diversas obras em meio ao acervo próprio do museu.

Obras da exposição em meio ao acervo do museu FOTO: Ana Julia Barbosa

“FOSSE PEDRA” COM ALVA DESIGN

No subsolo do Museu, Alva Design expôs suas obras desenvolvidas em pedra-sabão criadas ao longo de 10 anos,  junto com uma projeção com áudio e som nas paredes  do espaço. 

Peças de pedra-sabão expostas no subsolo do museu FOTO: Ana Julia Barbosa

O evento pôde proporcionar ao público o contato com a arte brasileira, sendo de extrema importância para a valorização de artistas nacionais e para o desenvolvimento do olhar sensível da população.

Serviço

Semana Criativa de Tiradentes

@semanacriativadetiradentes