Por Ana Liz Taschetto, Barbarah Emanuelle, Clara Lages, Isabella Emily e Manuella Oliveira

São João Del Rei sedia o 1° Festival de Cinema do Cine Glória;  o evento contou com sessões gratuitas dos principais sucessos do ator Paulo Gustavo.

O evento gratuito ofereceu pipoca para o público. Foto: Clara Lages

Entre os dias 23 e 25 de abril, o histórico cinema de São João Del Rei, sediou o 1° Festival de Cinema Brasileiro do Cine Glória. O evento prestou homenagens ao ator Paulo Gustavo, vítima da COVID 19. A abertura do evento aconteceu no dia 23 de abril e contou com uma mesa redonda com profissionais do setor audiovisual. Em seguida, iniciou-se uma sessão do filme “Minha mãe é uma peça”. Nos dias seguintes, o público pôde contar com sessões dos principais sucessos do homenageado, além de pipoca e refrigerante gratuitos. 

Nos dias 27 e 29 de abril, o Cine Glória abriu espaço para filmes de produções locais, aprovados na Lei Paulo Gustavo. O evento teve como objetivo trazer o público para o cinema e ampliar o crescimento do audiovisual na região.

A importância da Lei Paulo Gustavo (LPG)

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) é imensamente importante para o setor cultural. Pessoas que trabalham no campo da cultura, ou que possuem empresas atuantes nessa área, terão uma fonte de apoio relevante. A LPG prevê, de forma simples, a contratação de artistas e preza pela diversidade, abrindo portas para indígenas, pessoas com deficiência, negros, mulheres e demais minorias.

A norma também ampara outros espetáculos artísticos como circos, escolas de samba, hip hop, entre outros.

Não apenas o grupo cultural será beneficiado, mas toda a população, com recursos destinados à produção artística em todas as regiões do país. Isso promove lazer e cultura de qualidade para todos os brasileiros e amplia a acessibilidade desse setor ao maior número possível de pessoas.

A importância do cinema 

O cinema surgiu na França com a intenção de registrar imagens e momentos. Com o tempo e a tecnologia,  sua forma e objetivo se alteraram e se aperfeiçoaram, chegando na 7ª arte que conhecemos agora. Mas, afinal, qual é a importância dessa arte tão presente em nossas vidas? O gênero cinematográfico pode ser observado como um fator social que, além de entreter, representa e influencia uma sociedade. 

Quando uma obra que retrata assuntos do cotidiano brasileiro, por exemplo, chega a um telespectador que passa por aquela vivência, ele tem a oportunidade de refletir e se questionar sobre sua realidade. Com isso, desperta emoções e causa impactos sociais. Resultando em uma ferramenta cultural, inspirando também a criatividade e modificando visões coletivas. Entretanto, não são todos que possuem acesso ao cinema de modo transformador, visto que atualmente, ele se tornou uma indústria cara e de massa, priorizando o lucro ao invés da qualidade.