09 de abril: Dia Nacional da Biblioteca
Por Igor Chaves, Isabela Franco e Letícia Rabelo

No dia 09 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Biblioteca, instituído em 1980 visando valorizar a educação e a cultura do país, além de incentivar a população a cultivar o hábito da leitura e ampliar o acesso à informação.
No início do ano, a sexta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró Livro, revelou um cenário preocupante em Minas Gerais: menos da metade da população se considera leitora. A média de livros lidos por habitante é inferior a três por ano e, fatores como a falta de tempo, o desinteresse e a impaciência são apontados como os principais obstáculos.
Diante desse cenário, a VAN preparou um guia com três bibliotecas públicas de São João del-Rei que atuam na democratização do acesso aos livros e contribuem para a formação de novos leitores.
BIBLIOTECA BAPTISTA CAETANO D’ALMEIDA
Em 1824, Baptista Caetano D’Almeida, solicitou à Corte para criar uma livraria pública em Minas Gerais. Com isso, foi fundada, em 1827, em São João del-Rei, sendo a primeira livraria a ser aprovada pela Província Mineira. Em sua homenagem, foi nomeada como “Baptista Caetano D’Almeida”.
O seu acervo iniciou com obras completas de sua propriedade e outros livros como de Condillac, Mably, Raynal, Diderot, Buffon, Voltaire e pela Enciclopédia Metódica. Porém, atualmente, contém títulos de todos os gêneros, formando uma variedade de conteúdos.
O objetivo é que o acervo continue cumprindo a estratégia que Baptista tinha em mente. A Biblioteca ainda permanece em São João del-Rei, no endereço Praça Frei Orlando, 90 – Centro, e é coordenada atualmente pela bibliotecária Rosy Mara Oliveira [CRB 6/2083]. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h até às 17h.

BIBLIOTECA DO MUSEU REGIONAL DE SÃO JOÃO DEL REI
Aberta ao público desde 1963, para subsidiar os trabalhos do Museu Regional e dos consulentes que eram atendidos no local por conta do acervo documental da Antiga Comarca do Rio das Mortes, a Biblioteca do Museu Regional conta com mais de 1.571 volumes de livros, revistas, catálogos e jornais. O acervo bibliográfico possui obras dos campos da Arquivologia, Conservação, História da Arte, História de São João del-Rei, História de Minas Gerais, História do Brasil, Educação Patrimonial, Museologia, Patrimônio e Genealogia.
Atualmente, sob o comando da diretora do museu, Maria de Fátima Vasconcelos, a biblioteca funciona de terça a sexta, de 10h às 17h na Rua Marechal Deodoro, 12 – Centro. O acesso à biblioteca é livre apenas para consulta, não há empréstimo de livros no local.

BIBLIOTECA DA CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS (CUFA)
Com expectativa de ser inaugurada ainda em 2025, a biblioteca da CUFA tem a premissa de promover a inclusão social e econômica de moradores de favelas através do oferecimento de um espaço de leitura e aprendizado. O acervo está em processo de formação, através de doações de livros de qualquer gênero que podem ser entregues na Biblioteca Municipal. O espaço determinado para sua inauguração é o Salão Comunitário do Bairro Araçá. A coordenação do projeto se dará pela equipe gestora da CUFA de São João del-Rei, que possui à frente os representantes legais Denis Leonardo e Sandro Márcio.