4ª edição

Vida da Gente é uma coluna quinzenal de divulgação dos zines¹ produzidos por pessoas em situação de privação de liberdade da Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São João del-Rei.

A Felicidade Mora ao Lado, de Karla Nicole, agosto de 2022

Vida da Gente Edição 4

Vida da Gente Edição 4

Vida da Gente Edição 4

Transcrição de A Felicidade Mora ao Lado, de Karla Nicole

“A criação, a vontade de ouvir as primeiras palavrinhas, o primeiro abraço, o sono sendo acordado para ir para a escola, onde nós mães amamos a ponto de nos anularmos para vermos eles felizes. Escola, o medo, o choro, a falta, a casa vazia por umas horas parece uma eternidade. Buscar na aula, a hora de ver os olhinhos brilhando do filho ao ver a mãe, o abraço, a sensação de nós mães ao vendo nossos filhos correndo em nossa direção pedindo para comprar um sorvete, um chocolate. A febre da noite, o desespero do afastamento de nossas mães, de não tê-las por perto cumprindo o papel de ser Mãe…

O medo do fracasso, a impotência do nascimento, do sucesso ao ver seu filho realizado, casado e realizado na vida, a sensação do “ninho vazio”. Quando o filho cria asas e vai viver por ele mesmo!

Amando o filho do modo como cada um de nós merecemos amar ao outro! Filhos, paixão eterna e infinita. Aí vem os netos! Amor incondicional!”

“Vem modificando o corpo a cada mês. A mudança se inicia rapidamente, as roupas não servem mais, o medo do sofrimento durante a chegada do parto, os olhos do namorado vendo a modificação da vida sendo e indo. Ver tudo tumultuado, a angústia de ambas as partes, , o sofrimento do medo e da chegada. A vinda de um ser tão frágil e enriquecedor em nossas vidas e o amor sendo modificado…

Aqui começa o amor incondicional, vontade de ficar somente com o filho, esquecendo do pai, indo para a maternidade sozinha, pois o abandono veio rápido!

As decisões entre ambos, vindo em meio a separação, causando a rejeição, os sentimentos da angústia e da sensação da perda. 

No início do namoro era tudo felicidade e juras de amor. Vida a dois, juntos se amando. Ela inocente, querendo um grande amor a ser vivido, inexplicavelmente querendo ser amada e viver intensamente um grande amor!

Aos 15 anos se apaixona, Mariele, por um homem de 26 anos, começam a namorar e aos 16 anos vem a gravidez. Após três meses de gravidez, a menina mulher faz 17 anos e vem junto o abandono durante a gravidez, o medo… A solidão, o abandono na primeira gestação, a modificação do corpo, a barriga crescendo, a dor, o medo do sofrimento. Ele adulto e ela adolescente! O afastamento entre ambos…”

“Amor incondicional. O mundo de acordo com ele e ela. A dupla.”

Mediadas por Taisa Maria Laviani², as oficinas de zines realizadas na APAC Feminina de SJDR tem como objetivo abrir espaço para o diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, a partir da prática artística e comunicativa, bem como promover a circulação dessas narrativas e criações através da coluna Vida da Gente.

Erguer a voz a partir de seu lugar no mundo é um ato de poder existir, se reconhecer e ser reconhecido. E o que as mulheres em situação de privação de liberdade tem a nos dizer? A nos mostrar? Fique de olho!

Notas

¹ O Fanzine, ou simplesmente zine, é uma publicação independente. Um zine é um veículo de comunicação (assim como o jornal, livro, revista, gibi, etc.) que pode assumir qualquer formato, abordar qualquer tema e ser publicado por qualquer pessoa, com os mais baixos recursos. Por isso, segue à risca o lema “faça você mesmo!”.

² Taisa Maria Laviani é formada em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista, zineira e mestranda do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes Urbanidades e Sustentabilidade, da UFSJ.