Um passo à frente: 1ª Marcha do Orgulho LGBTQIA+ em Barbacena
Por Livia Fernandes
A 1ª Marcha do Orgulho LGBTQIAPN+ de Barbacena acontecerá neste sábado, 25. O Coletivo LGBTQIAPN+ da cidade está promovendo o evento com o intuito de aumentar a visibilidade do movimento e exigir políticas públicas, além de celebrar a cultura da comunidade queer.
Thomas Bernini, um dos fundadores, ressalta que não possuem um calendário fixo, mas realizam eventos e reuniões conforme as temáticas relevantes, como por exemplo a roda de conversa sobre prevenção ao suicídio no setembro amarelo.
A marcha representa um marco importante para a consolidação do movimento em Barbacena. As parcerias têm sido muito positivas, com apoio de instituições, partidos políticos e empresas. Quanto à expectativa de público, Thomas afirma: “Eu creio que teremos mais de 150 pessoas, porém não tenho certeza. É minha expectativa para que encha, porque esse é um momento histórico para Barbacena, que há pouco tempo não tinha um movimento LGBT atuante”.
O evento contará com oficina de stencil com Fany Magalhães, aula de step com Rita Fonseca e apresentações dos artistas: João Tostes, Carol Tostes, Noyara Duarte, Hilreli e Ana Gôuveia. Noyara destaca a importância de se apresentar na primeira marcha da cidade: “Como mulher, artista e pessoa LGBTQIAPN+, é extremamente importante para mim me apresentar na 1ª marcha da cidade. Sou artista independente há 13 anos e meu sonho sempre foi ver a cidade se movimentando com união para essa causa”.
Esse evento não só representa um momento de celebração, mas também o início de uma jornada para fortalecer a comunidade. Alex Moreira, outro membro do coletivo, compartilha a significância desse dia: “É um sentimento de muita alegria, sabe, de muita alegria, o sentimento de liberdade, é um sentimento de satisfação, a gente poder manifestar a nossa vida, a gente poder manifestar a nossa liberdade, poder manifestar quem a gente é”.
Serviço
Para saber mais, acompanhe o coletivo no Instagram: @coletivo.lgbtqia_bq