Texto: Gustavo Lage

Revisão: Samantha Souza

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio de Janeiro concedeu, no último dia 28 de outubro, o título póstumo de doutora honoris causa à Maria Beatriz Nascimento.

Beatriz Nascimento nasceu em Sergipe e foi historiadora, roteirista, poetisa, docente e ativista pelos direitos humanos de negras e mulheres brasileiras.

Maria Beatriz Nascimento
Maria Beatriz Nascimento – Acervo UFRJ

Nas produções acadêmicas, Beatriz publicou diversos artigos e textos, em revistas voltadas ao movimento negro.

Em 1995, aos 55 anos, Maria Beatriz foi assassinada pelo companheiro de sua amiga, por ele achar que ela interferia em seu relacionamento. Maria teria aconselhado a amiga a abandoná-lo devido aos sucessivos atos de violência doméstica.

O título concedido à historiadora amplia o reconhecimento a quem deu a vida pelos direitos dos negros e das mulheres.