Organizado por equipe de ciclistas da cidade, evento traz fim de semana cheio de adrenalina

Evento será realizado junto à natureza FOTO: DIVULGAÇÃO/FACEBOOK

No próximo domingo, 1º de novembro, Carrancas sedia o 2º Trilhão dos Lobos, que neste ano acontece no Complexo da Zilda, localizado a 12 Km da cidade. Com nível de dificuldade alto, a trilha é indicada para atletas com bom preparo físico, e que mantenham os treinos em dia. A forma de competição é livre para que o participante possa fazer o percurso em seu tempo, apreciando a natureza e as paisagens durante o trajeto.

Segundo um dos organizadores, Sebastião Rodrigues Santos Neto, a data foi escolhida, na véspera de um feriado, para que o participante possa conhecer melhor a cidade e seus atrativos, além de descansar. “Normalmente esses eventos são realizados no domingo e muitas vezes pessoas distantes sofrem um pouco em terem que completar o desafio, pegar a estrada e trabalhar na segunda-feira”, afirma.

A expectativa de público gira em torno de 400 ciclistas e mais 300 pessoas que vão acompanhar o evento. Santos disse que o número é somente uma estimativa realizada pelo monitoramento gerado pelo evento cadastrado no Facebook, já que as inscrições serão feitas no local e tem gerado bastante interesse.

Para Thales Pacheco, que vem da cidade de São Lourenço-MG e tem o ciclismo como hobby, o contato com a natureza em eventos como esse é revigorante, “a sensação de liberdade que essas trilhas proporcionam é indescritível; sempre quando termino de fazer uma fico naquele estado de êxtase”. Pacheco ainda conta que essa será sua décima vez em Carrancas, e brinca “ Enquanto a maioria das pessoas espera o calor chegar para ir para Praia, eu espero sua chegada para ir a Carrancas!”.

Todo o trajeto deve ser feito cuidadosamente, já que possui “altos e baixos”. A atenção deve ser redobrada em certos momentos, como em descidas e subidas. No modelo Mountain Bike, a trilha foi preparada em meio à natureza, desafiando os limites do corpo e o psicológico dos atletas.

A educadora física e moradora da cidade, Jéssica Souza, pratica o MTB há sete anos e já participou de competições pela equipe de ciclismo da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ela conta que a prática vai além da obrigação, “Sempre pratiquei como uma paixão e como forma de manter a saúde física e psicológica, e nunca como uma obrigação de treinar em busca do corpo perfeito ou pra ganhar medalhas”. Ela diz ainda que o ciclismo é uma atividade que traz diversos benefícios para a saúde e que, dificilmente, se encontra rivalidade no esporte.

As inscrições para o Trilhão serão realizadas no dia e local do evento – Complexo da Zilda – e a taxa de inscrição é de R$10 mais 1 KG de alimento não-perecível. A largada está prevista para as 8h30, e durante a parte da tarde, show e som mecânico. Outras informações podem ser obtidas entrando em contato com os organizadores do evento, clicando aqui

Complexo da Zilda

O complexo da Zilda está localizado a 12 Km do centro de Carrancas e conta com diversas cachoeiras e poços para banho. Além das atrações aquáticas, o Complexo ainda possui um parque arqueológico que contém inscrições rupestres, abertas à visitação. A dica para quem vai para cidade é que faça o passeio acompanhado de um guia local, que pode apresentar os diversos atrativos que a cidade tem.

Santos explicou que a escolha para o local do Trilhão foi estratégica, já que no próprio Complexo da Zilda há uma estrutura para receber os atletas, como área de camping, bar, restaurante e estacionamento. Ele ainda lembrou que, em alguns locais, a entrada é cobrada, por estar em propriedade particular e que, durante todo o trajeto da trilha, haverá pontos de distribuição de água e frutas.

TEXTO/VAN: ANDREZA DE CÁCIA