Recreativo Esporte Clube promove primeiro campeonato de voleibol feminino

A nova direção do Recreativo Esporte Clube promoveu seu primeiro campeonato de voleibol feminino no domingo (26). O evento foi realizado na quadra do Recreativo, localizada no bairro Matosinhos, das 8h às 19h. A disputa reuniu seis equipes de quatro cidades da região com o objetivo de expandir o cenário do vôlei na cidade de São João del-Rei.

Cláudio Mississipi, organizador do torneio e treinador de vôlei do Recreativo EC, conta sobre os times que disputaram o campeonato:

– “A gente teve a ideia de convidar as equipes de São João, Santa Cruz de Minas, Barbacena e Barroso para participar”

Mississipi destaca ainda que o propósito da organização  com o torneio é “fomentar a prática do vôlei na cidade e, ao mesmo tempo, movimentar o Recreativo”.

A direção da quadra pretende organizar, além dos tradicionais campeonatos de futsal, seis eventos anuais de voleibol, sendo eles quatro femininos e dois masculinos. A intenção é ter oito equipes por evento e trazer times de toda a região, fomentando assim a prática do vôlei em São João del-Rei e no Campo das Vertentes, em geral.

Marcos Rabelo, atleta e treinador do time campeão SJDR relata a realidade da equipe que mantém o cenário do voleibol vivo na cidade. “Somos uma equipe antiga na cidade que treinou juntos durante muitos anos, porém perdemos a frequência devido à indisponibilidade das atletas e pela falta de espaço para treino. Aí quando tem torneio juntamos a equipe para jogar”, frisa. Ele ainda ressalta a participação de duas alunas da UFSJ, Andressa e Mariana no time que competirá nos Jogos do Interior de Minas (JIMI). “Com o time UFSJ treinamos duas vezes por semana; no JIMI vamos dar trabalho”, salienta.

A levantadora do time vitorioso e estudante de medicina, Mariana Maurício Morais, 20 anos, declara que os esportes trazem benefícios além do apuro físico. “O esporte cria um clima muito gostoso de comunidade do vôlei. Desperta também sentimentos de confiança, de acreditar no seu time em um momento que você não está legal. Proporciona vários aprendizados que levamos para a vida”. Mariana acrescenta, ainda, que a premiação é apenas um detalhe. “Isso é consequência do clima do time, do trabalho físico e psicológico. Estou bem feliz por hoje”, comenta.

 

O evento

No domingo, os times competiram em duas chaves de três, todos contra todos. Chave A: Fênix ECR (Recreativo), Santa Cruz de Minas, Ceclans (Barroso). Chave B: SJDR, Escola Estadual João dos Santos, JAD (Barbacena). A equipe Ceclans foi eliminada da fase final por não contar com o número mínimo de atletas para disputar a partida, classificando assim o time de Santa Cruz de Minas automaticamente. Houve duas semifinais entre Fênix EC x JAD e SJDR x Santa Cruz de Minas. Já o 3º e 4º lugares foram decididos por golden set entre Fênix EC x Santa Cruz de Minas. Confira os resultados dos jogos e a classificação final:

Fênix EC (2×1) Santa Cruz de Minas
SJDR (2×0) E.E. João dos Santos
Fênix EC (0x2) Ceclans
SJDR (2×1) JAD
Santa Cruz de Minas (0x2) Ceclans
E.E. João dos Santos (0x2) JAD
Semifinal 1: Fênix EC (0x2) JAD
Semifinal 2: SJDR (2×0) Santa Cruz de Minas
3º/4º: Fênix EC (1×0) Santa Cruz de Minas

Final: JAD (0x2) SJDR

1º lugar: SJDR
2º lugar: JAD
3º lugar: Fênix EC

Texto/VAN: Gabriel Ávila
Foto/VAN: Guilherme Guerra

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.