Por David Augusto e Rafael Oliveira

A cidade que mantém a sua tradição viva desde o século XVII, tem também como atributo ser reconhecida por ter o primeiro Museu dos Sinos no Brasil.

Com registros de todo o processo, desde a sua fabricação até sua chegada na Igreja, o Museu retrata os esforços, assim como características do ofício de sineiros, tão forte em São João del-Rei. Também mostra inúmeros momentos religiosos em que os sinos se comunicam, sendo alguns inusitados. 

Museu dos sinos “Sentinelas Sonoras”

Fica localizado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo o Museu dos Sinos, chamado de “Sentinelas Sonoras”; O projeto foi idealizado pelo arquiteto são-joanense André D’ângelo, a partir de uma pesquisa feita por ele mesmo, sobre a história dos sinos e o significado de seus toques.

O museu conta com uma exibição que passa por 4 eixos: a História dos Sinos no mundo ocidental, a fabricação dos sinos e sua condição de  instrumento musical; os sineiros de São João del-Rei; e a linguagem dos sinos. E ainda conta com uma exposição de sinos de bronze única no Brasil.

Batismo do sino “João da Cruz”

O Batismo do sino João da Cruz
O Batismo do sino João da Cruz. Foto: Laura Pereira

Melodioso, contido e amigo, o sino nos remete a seu caráter efetivamente religioso. Ele é uma verdadeira obra de arte, pela simplicidade de seus traços, elegância de suas proporções e encantamento de suas notas.  

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo também recebeu, no dia 15 de maio, seu novo sino, nomeado como “João da Cruz” e pesando 750 quilos. Antes de ser colocado na torre direita da Igreja, o sino passou por uma cerimônia de batismo realizada pelo Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Após o batismo, o sino “João da Cruz” está pronto para cumprir seu papel de símbolo santo das celebrações litúrgicas da Igreja e, literalmente, falar com o povo de São João del-Rei.

E além de ocorrer essa tradição do Batismo do Sino, durante o período quaresmal, especificamente, no fim de semana do quarto domingo do mês, ocorre a tradicional “Batalha dos Sinos”.

No quarto domingo, acontece a festa dos Passos, que se inicia na sexta-feira, onde a imagem de Nossa Senhora das Dores deixa a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e é entregue na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. No sábado, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos do mesmo modo deixa a Catedral do Pilar e segue para a Igreja de São Francisco de Assis. E no domingo, as duas imagens se encontram em frente à Igreja de Nossa Senhora das Mercês, revivendo o encontro de Jesus com Santa Maria, na procissão do Encontro.

Essa batalha se dá pois os sineiros da Catedral do Pilar estão pedindo a imagem de volta e os sineiros da Igreja do Carmo não querem devolver, diante disso, eles acabam usando os sinos como uma forma para se comunicar. A batalha atrai um público bastante diversificado e curioso, que observa encantado as voltas que os sinos dão.

Para conhecer o Museu dos Sinos ou mesmo entender um pouco mais sobre essa tradição centenária, é possível visitar a Igreja Nossa Senhora do Carmo onde a exposição fica instalada. Além disso, esse patrimônio imaterial da cidade onde os sinos falam é só um detalhe do quanto São João del-Rei pode promover em cultura.