Postinhos de Saúde entram em campanha de vacinação contra a Influenza em São João del-Rei
Por Gabrielli Caldeira, Isabella Emily, Rafael Silva e Rafaela Tarsitani Reis

Calendário de vacinação em São João del-Rei
As UBSs (Unidade Básica de Saúde) de São João del Rei estão preparadas para atendê-los e imunizá-los contra a Influenza.
Com um modelo de atenção básica à saúde do Brasil, a ESF (Estratégia de Saúde da Família) conta com salas de vacinação em vários postos de saúde da cidade. A dose de imunização está disponível nas UBSs e os horários são das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Os bairros que contam com a dose de imunização são: Bom Pastor, Bonfim, Cajuru, Colônia, Emboabas, Guarda Mor, Matosinhos, Núcleo Materno Infantil, Rio das Mortes, São Geraldo, São Sebastião, Senhor dos Montes e Tejuco. Basta escolher qual é a UBS mais próxima de você para se vacinar contra a Influenza.
O que é necessário para se vacinar?
A secretaria de saúde de São João Del Rei informa que para se vacinar, é necessário que as pessoas levem um documento de identidade (RG ou CNH), cartão do SUS e carteirinha de vacinação. Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem receber a vacina.
O que é Influenza? Quais as melhores formas de se prevenir? Qual a importância da vacinação?
A enfermeira e gerente do Setor de Vigilância Epidemiológica de São João Del Rei, Katiuscia Canaan, nos explicou o que é a Influenza, seus sintomas, prevenção, vacina e todas as dúvidas frequentes que existem sobre esse tema.
Conhecida pelo nome mais comum, gripe, a Influenza é um vírus respiratório que pode agravar em muitos públicos, principalmente nos grupos de risco, idosos, gestantes e crianças. A Influenza é dividida em subgrupos: Influenza A, que subdivide em grupos H3N2 e H1N1, podendo ocorrer a transmissão do animal para o ser humano, ser humano-animal. Já na Influenza B, a transmissão é só entre os seres humanos. De acordo com a gerente, os principais sintomas são febre alta, congestão nasal, tosse, espirros, dores no corpo e, no seu estágio mais avançado, levando a pneumonia. Katiucia reforça que a melhor maneira de se prevenir é por meio da vacinação, além de utilizar os protocolos de higiene (máscaras, álcool em gel e lavar as mãos).
Katiusca nos explicou um pouco mais sobre a vacina contra a Influenza. A gerente disse que a vacina é inativada, ou seja, não apresenta um vírus vivo. Por essa razão, não apresenta efeitos colaterais intensos, podendo apresentar apenas febre baixa e vermelhidão no local como principais reações. Além disso, Katiusca ainda afirmou que a vacina é trivalente, abrangendo os dois tipos de cepa da Influenza (A e B), explicou que o indivíduo já possui proteção relacionada ao vírus com uma semana após a vacinação e que o reforço da imunização precisa ser feito anualmente, além de esclarecer que uma pessoa infectada pela Influenza não pode se vacinar enquanto apresentar os sintomas, podendo obter a imunização assim que os sintomas terminarem.
Quando perguntada sobre a importância da vacinação, Katiusca afirmou que as vacinas são de extrema importância na prevenção de doenças e surtos epidemiológicos, como a Influenza. A enfermeira reiterou que, atualmente, o calendário nacional de imunização dispõe de mais de 20 vacinas, que protegem contra várias doenças graves que podem gerar sequelas. Lembrou ainda que as vacinas são seguras e passam por vários estudos rigorosos, garantindo uma imunização segura para todos.
Utilidade Pública sobre a vacinação em São João Del-Rei
Além da Influenza, as UBS de São João oferecem uma série de vacinas de forma gratuita, como: BCG (protege contra a tuberculose e é aplicada em recém-nascidos), Hepatite B, Penta (protege contra difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e infecções causadas pela bactéria Hib), Polio inativada, Polio Oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (Difteria, Tétano e Pertussis), Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, Meningocócica, HIV quadrivalente e Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23). Procure a UBS mais próxima e se vacine. O horário de funcionamento é das 8hrs às 16 hrs, de segunda a sexta feira.