Perfil – Importância do Dia Nacional do Teatro
Por Gabrielli Caldeira e Rafaela Tarsitani

No dia 19 de Setembro é comemorado o Dia Nacional do Teatro. A data convida à refletir sobre a importância da arte na vida das pessoas, seja como espaço de lazer ou resistência. Em São João del-Rei, uma das figuras centrais dessa cena é a atriz Elis Ferreira, de 41 anos, fundadora e integrante do coletivo Teatro da Pedra, que há uma década está presente na cidade.
O Teatro Além da Profissão
Para Elis, o teatro vai além de uma profissão, “É o lugar onde eu vou gritar as minhas lutas, onde eu vou colocar as minhas posições políticas e sociais. O teatro é uma via de mão dupla, eu me coloco no mundo, mas também recebo muito dele, através do que a arte me proporciona.”, afirma.
Memórias Marcantes
Entre as memórias mais fortes que a atriz possui dentro ou fora de palco, duas ganham grande destaque. A primeira ocorreu na pandemia, com o espetáculo “Seresta Partidas”, que tinha como objetivo levar encenação e música para casas onde tinha difícil acesso, Elis relembra, “Chegar numa casa simples, cantar para dois idosos irmãos que não se viam há muito tempo, e ouvir que nossa presença deu um sentido especial ao reencontro deles foi emocionante”. Outro momento especial na vida de Elis e o teatro, ocorreu em Blumenau, durante o Festival de Teatro da Infância e Juventude (FENATIB). O coletivo apresentou uma peça que abordava a ancestralidade africana. Diante de uma plateia majoritariamente branca, Elis conta que sentiu a potência do trabalho ao receber um abraço emocionado de uma espectadora agradecendo por trazer aquela história à cidade.

A representação do teatro em São João del-Rei
São João é uma cidade com bastante representação teatral, afirma a atriz, mas que também há épocas em que essa arte some no dia a dia da comunidade. Elis afirma que na sua infância na cidade a única fonte de teatro era pelo Inverno Cultural, mas que nos dias atuais há mais formas de se ingressar na arte teatral, como pelo Teatro da Pedra, que há 10 anos segue sendo referência na cidade e tornando essa arte acessível a população são-joanense e carregando representatividade, e também pela universidade que oferece o curso de Teatro. Desse modo, mais pessoas veem a importância do teatro, “É uma forma de se refletir sobre inúmeras coisas, o teatro nunca vai acabar pois ele tem esse efêmero, ele precisa de atores e atrizes em um exato momento”, relata.
Elis enfatiza a importância da arte evoluir na cidade e a necessidade de mais divulgação para esse meio artístico, “A gente precisa estar cada vez mais acessível ao teatro”, afirma a fundadora do Teatro da Pedra.
Para não se esquecer do dia 19/09
“Eu acho bacana ter o dia nacional do teatro, você chama a atenção para quem faz teatro”, diz a atriz.
A importância do dia nacional do teatro vai para além de quem realmente está inserido no meio, para atores e atrizes, diretores, assessores. É um momento para também relembrar de algo que já assistiu em uma peça, um momento marcante, uma cena comovente, um fala que bateu de forma diferente em seu peito. “Meu recado é: assistam teatro, façam teatro, não duvidem da potência do teatro”, declara Elis.
A vontade de fazer teatro e de poder mudar o lugar onde estamos é o que interessa Elis nessa arte, ela ainda enfatiza: “Conheçam e acompanhem o Teatro da Pedra, estamos em São João del-Rei e nosso interesse é estar junto das pessoas, abraçar a cidade”.
A mais nova peça do Teatro da Pedra se chama Brutal e já tem data de estreia. Dia 26/09 que ocorrerá no Festival Internacional de Teatro, em São Paulo, no Teatro Paideia às 20h30.