Por Ana Cláudia Almeida

Há cerca de quinze anos, um decreto se tornou mais um marco histórico brasileiro. Um posicionamento antirracista enfim consolidado fez surgir um vislumbre de esperança. Oficializado como Dia da Consciência Negra em 2011, 20 de novembro surge como uma data de reconhecimento e valorização de nossa ancestralidade africana.

No mesmo sentido, o mês de novembro tem sido época de ações e eventos voltados para a difusão e diálogo acerca dos avanços e desafios da cultura negra em âmbito nacional. A OAB São João del-Rei, através da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, busca fortalecer um movimento local de reflexão sobre justiça e equidade e de transformação antirracista. Com o projeto “Pretos no Direito – Vozes que Transformam”, o órgão celebra a relevância de pilares da consciência negra e as conquistas obtidas na cidade mineira. 

Amanhã, 28, um evento de encerramento desta iniciativa, às 17h, promete movimentar a 37ª Subseção da OAB/MG com debates, apresentações culturais e falas potentes de autoridades e convidados ilustres, como a advogada Dra. Camila Nascimento, a cabeleireira Elisa Helena e o youtuber Cici Quebra Coco. 

Para mais informações e aquisição de ingressos, acesse o perfil @oabsaojoaodelrei no Instagram.