Por Alessandra Silva e Richard Xavier

Entrada do Cine-Tenda da 29ª Mostra de Cinema em Tiradentes. Foto: Richard Xavier

A 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes encerrou sua programação no último sábado (31), celebrando e reafirmando o papel do audiovisual brasileiro. Com o tema Soberania Imaginativa, o evento exibiu curtas e longas-metragens, grandes produções e obras independentes, além de promover lançamentos de livros, debates com profissionais do setor, o 4º Fórum de Tiradentes e oficinas abertas ao público. Ao longo de toda semana, a Mostra destacou o cinema nacional como expressão artística e política, além de uma ferramenta essencial para a soberania de um país.

Tradição ao longo de suas edições, o festival também homenagou um profissional de destaque no audiovisual nacional. Este ano, a Mostra consagrou a carreira e impacto da atriz Karine Teles, vencedora de dois prêmios Grande Otelo do Cinema Brasileiro, e famosa por estrelar os longas “Benzinho” (2018) e “Bacurau” (2019), e participar das releituras de “Pantanal” (2022) e “Vale Tudo” (2025). Ao longo da semana, a Mostra reproduziu alguns dos seus trabalhos e exibiu o mais recente “Salve Rosa”, protagonizado por Karine ao lado de Klara Castanho.

Logo da 29ª Mostra de Cinema em Tiradentes no palco do Troféu Barroco. Foto: Richard Xavier

O último dia do evento teve início com a Mostrinha de Cinema, no Cine-Tenda, seguida de um bate-papo sobre o filme “Obeso Mórbido”, com convidados e mediação do jornalista Marcelo Miranda. No Senac de Tiradentes, Bernardo Lessa, gerente de lançamentos da Vitrine Filmes e responsável pela distribuição de “O Agente Secreto”, compartilhou conhecimentos sobre as etapas essenciais e o planejamento estratégico para o lançamento de um produto audiovisual.

No período da tarde, o Cine-Tenda ficou lotado para a exibição do filme “O Agente Secreto”, longa de Kléber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura e indicado a quatro Oscars. A sessão contou com a presença de integrantes da equipe de produção, que depois se reuniram para um bate-papo com o público. 

Exibição de “O Agente Secreto” (2025) durante o último dia da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Foto: Igor Chaves

O documentário “Copacabana, 4 de Maio” marcou o encerramento da mostra. Em pré-estreia nacional, o filme acompanha fãs da cantora Madonna antes de seu show no Rio de Janeiro. Na sequência, teve início a cerimônia de encerramento, com o anúncio e a premiação dos filmes competidores com o Troféu Barroco. Para finalizar a programação, a cantora Aninha Felipe e o DJ David Maurity se despediram do público, encerrando oficialmente a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Troféu barroco: vencedores da 29ª Mostra de Cinema

Ao todo, 10 prêmios foram entregues durante a cerimônia de encerramento, além dos incentivos concedidos por empresas parceiras do evento. Confira:

  • Prêmio Carlos Reichenbach de Melhor Filme – Mostra Olhos Livres: “Anistia 79” (RJ), de Anita Leandro;
  • Prêmio de Melhor Longa – Júri Popular – Mostra Olhos Livres: “Anistia 79” (RJ), de Anita Leandro;
  • Prêmio de Melhor Curta – Júri Oficial – Mostra Foco: “Entrevista com Fantasmas” (RS/SP), de LK;
  • Prêmio Canal Brasil de Curtas – Mostra Foco: “Grão” (RS), de Gianluca Cozza e Leonardo da Rosa;
  • Prêmio de Melhor Curta – Júri Popular: “Recife Tem um Coração” (RN), de Rodrigo Sena;
  • Menção Honrosa – Mostra Formação: “Diálogo Bulbul” (Sp, RJ, Es, Ba), de Bruno Churuska, Gledson Augusto, Nicole Mendes, Yan Altino e Zimá Domingos;
  • Prêmio de Melhor Filme – Mostra Formação: “De Barriga para Cima” (ES), do Instituto Marlin Azul e moradores da Comunidade Quilombola de Monte Alegre;
  • Prêmio Abraccine de Melhor Longa – Mostra Autorias: “Atravessa Minha Carne (GO/DF), de Marcela Borela;
  • Prêmio do Júri Jovem – Mostra Aurora: “Para os Guardados” (MG), de Desali e Rafael Rocha
  • Prêmio Helena Ignez – Destaque Feminino: “Crash” (RJ), de Gabriela Mureb;
  • Prêmio Cinecolor e O2 Pós – Conexão BCM: “Pedra de Raio” (CE e RJ),  de Lucas Parente e Pedro Lessa;
  • Prêmio CTAV e The End – Conexão BCM: “Bate e Volta Copacabana” (MG), de Juliana Antunes e Camila Matos;
  • Prêmio Málaga WIP – Conexão BCM: “Pequenas Tragédias” (GO), de Daniel Nolasco;
  • Prêmio Sesc em Minas – Work in Progress – Conexão BCM: “Paisagem de Inverno” (MG), de Marco Antonio Pereira.

Serviço

Para outras informações sobre os ganhadores e detalhes da edição, basta acessar o site oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes, mostratiradentes.com.br. Você também pode rever os destaques do evento no Instagram oficial da VAN, @van.ufsj.