Por Igor Chaves e Thomás Guedes

Na última quinta-feira (29), a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes abriu a sessão Valores, dedicada a produções que reconhecem a vivência do povo tiradentino. Com exibições também previstas para o sábado (31), a coletânea reúne cinco curtas-metragens: “Anália”, “Cores de Laura”, “Dois Tons de Preta”, “O Trilho Invisível do Tempo” e “Tiradentes: Joia do Barroco Mineiro”.

Títulos da Mostra Valores – foto/divulgação: Universo Produção

De acordo com a definição da Mostra, os filmes da sessão Valores “celebram figuras e saberes locais” e constroem na tela um espaço de identificação, “no qual a comunidade se reconhece e se projeta”. Sob essa perspectiva, ganham destaque obras como “Dois Tons de Preta”, “Anália” e “Cores de Laura”, produções de Elizabeth Ramos e Vitória Iabrudi que exploram as diferentes (vidas por trás das) artes que perpassam a cidade.

Já “Tiradentes: Joia do Barroco Mineiro” e “O Trilho Invisível do Tempo” dialogam com uma Tiradentes histórica e com as marcas de sua memória. O primeiro encontra na cidade um retrato vivo da formação brasileira, enquanto o segundo enxerga na Maria Fumaça, símbolo da industrialização mineira, o cenário para o afeto e o destino.

Para a diretora e roteirista de “O Trilho Invisível do Tempo”, Luísa Meinberg, a sessão Valores representa uma celebração da diversidade do audiovisual e da ideia de que o cinema pode ser feito em qualquer lugar. “O cinema é tão plural, e a sessão vem para ocupar a cidade de Tiradentes com tantos filmes lindos. É muito bom mostrar que o cinema se constrói aqui, sem ser de fora para dentro. A gente também constrói cinema, também faz junto esse trabalho, então é muito bonito e importante que tenha esse espaço”, afirma.

29ª Mostra segue em movimento

A programação de quinta-feira também contou com sessões das mostras Soberania Imaginativa e Formação, além da pré-estreia dos longas “Para os Guardados”, “As Florestas da Noite”, “Herança de Narcisa” e “O Enigma de S.”. No Cine-Tenda, o público ainda pôde se divertir com o álbum de figurinhas do cinema nacional, distribuído gratuitamente.

Cine-Tenda na noite de quinta-feira (29), durante a pré-estreia mundial de “As Florestas da Noite” – foto: Igor Chaves

Visitante do festival pela quinta vez, a paulistana Rosalba Airan destaca que a Mostra de Cinema de Tiradentes é uma grande oportunidade para quem está começando no audiovisual. Já Isadora Ribeiro, que seguia rumo a Belo Horizonte quando decidiu parar na cidade, avalia que o evento não valoriza apenas o cinema, mas também a identidade nacional: “o cinema faz parte da identidade e da cultura do Brasil, não só nos últimos anos, mas há muito tempo o país se consolida como referência nesta arte”, comenta.


Serviço

As exibições da Mostra Valores estão divididas entre o Cine-Tenda e o Cine Petrobras na Praça. A programação completa está disponível em mostratiradentes.com.br/filmes/mostra-valores. A entrevista completa com Luísa Meinberg e com o público da Mostra está disponível aqui.

Para outras informações sobre a programação e detalhes de como participar, basta acessar o site oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes, mostratiradentes.com.br. Você também pode acompanhar os destaques do evento no Instagram oficial da VAN, @van.ufsj.