“Nos três cursos de engenharia, que estão presentes aqui no Campus Santo Antônio, são raras as oportunidades de termos aulas práticas e coisas diferentes; então, o nosso objetivo é trazer conhecimento para o estudante, fazê-lo crescer, pois são coisas diferentes que vão agregar valor para ele”, afirmou Tânia Barbosa, estudante de engenharia mecânica e coordenadora do IV Congresso de Engenharias, da Universidade Federal de São João del- Rei (UFSJ). O evento, que aconteceu entre os dias 04 e 07 de novembro, contou com a integração das engenharias de produção, mecânica e elétrica. Foram ministradas diversas atividades para os alunos tais como minicursos, palestras, workshops e também visitas técnicas. Segundo Barbosa, a principal finalidade do congresso é promover a integração e fornecer novos conhecimentos para os alunos da área.
Alunos participantes de projetos de extensão tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e mostrar, na prática, como essas iniciativas funcionam. O grupo de alunos do Fórmula, projeto de extensão que agrega as três engenharias, apresentaram um carro de Fórmula 1 e fizeram uma demonstração do funcionamento do motor do carro. Os estudantes que trabalham com projetos de iniciação científica também montaram stands para apresentar seus estudos realizados ao longo do ano.
Muitos alunos aproveitaram para interagir com outras áreas da engenharia, com as quais não possuem muito contato. “Nessa edição, que é a segunda  de que participo, priorizei fazer minicursos e assistir palestras voltadas para a área de gestão, atividades voltadas mais para área de engenharia de produção; então procurei essa formação, além do meu curso, que é engenharia mecânica; resolvi mudar e fazer diferente”, comentou o aluno Francis Goulart, participante do projeto PET, de Engenharia.
A cada ano o COEN aborda um tema específico. “Esse ano estão inseridas palestras em relação ao empreendedorismo. São temas que não são tão abordados dentro de sala de aula”, afirmou Felipe Bragio, que está no 12° período de Engenharia Mecânica. “Acho que é um aprendizado esse contato com os alunos de outros cursos e professores de fora. Fiz um minicurso do Senai, de comandos elétricos. Eu não vi máquinas ainda e já me apaixonei pela matéria”, contou Rodrigo de Castro, aluno do 5° período de Engenharia Elétrica.
O congresso trouxe, ainda, professores de outras instituições para dar mais oportunidade aos alunos que participaram do evento. “O aluno pode ter contato com diversas pessoas e aprender coisas novas. Vieram professores da Unicamp, USP e uma professora de Manaus, para oferecer minicursos e palestras”, finalizou Tânia Barbosa.
Texto: Andreza de Cácia e Leonardo Duque
Foto: Andreza de Cácia