Por Igor Chaves

Acontece em São João del-Rei, até o próximo sábado, 27 de setembro, o Festival Serra do Lenheiro e Festa da Primavera. Os dois eventos, que celebram o Dia Municipal da Serra do Lenheiro (29/09) e a chegada da nova estação hoje, se reúnem em uma semana de programação com feiras, palestras, atividades ao ar livre e exposições culturais. A realização é da Sociedade de Amigos do Bairro Senhor dos Montes e do Movimento Popular Salve a Serra do Lenheiro.

No sábado, 20, a VAN acompanhou a abertura oficial do festival, na Praça do Coreto, no centro da cidade. Durante a manhã, autoridades e organizadores deram início às atividades especiais da semana, acompanhados pela apresentação da Banda Municipal. O momento contou ainda com a presença de estudantes do curso de Guia de Turismo do Senac, do secretário municipal de Meio Ambiente, Fábio da Silva, da vereadora Cassi Pinheiro (PT) e de representantes de outras instâncias, como o Instituto Federal. Também houve roda de capoeira do Grupo Muzenza e roda de maracatu do Grupo de Inculturação Afro Raízes da Terra.

A presidente da Sociedade de Amigos do Bairro Senhor dos Montes e organizadora do evento, Natália Duarte, destacou que são cerca de 32 grupos envolvidos na festa, que já ocorre há três anos: “[Este momento] é a valorização do nosso povo, mostrando nossa cultura, nossa arte, o que tem de melhor na nossa comunidade. E, juntamente com a Festa da Primavera, a gente faz o Festival da Serra do Lenheiro […] a Serra é muito importante, com suas riquezas, e aos olhos de muitos ela não está sendo reconhecida”.

Outro destaque da edição é a participação das comunidades que estão conectadas à Serra do Lenheiro. É o caso do bairro Araçá, que, na quinta-feira, 25, recebe a roda de conversa “Olhar sobre o Araçá”, das 18h às 22h, além de oficina de pintura, a exposição “A Serra do Lenheiro e suas histórias”, oficina de roteiros turísticos, apresentações de maracatu e congado, além de feira de artesanato e produtos locais.

O coordenador da base municipal da Central Única das Favelas de São João del-Rei (CUFA) e representante da comunidade do Araçá, Sandro Márcio, afirma que a integração dos bairros rodeados pela Serra do Lenheiro promove valorização: “Muito das vezes nós, moradores desse lado acabamos esquecendo, acabamos por deixar de preservar, de cuidar mais desses espaços.” Para ele, “conseguir incluir os bairros para compor uma festa desse nível faz com que as crianças já cresçam com esse intuito de preservação” e propaga a importância da vida em sociedade.

A seguir, confira fotos da abertura do evento e a programação completa do Festival Serra do Lenheiro e da Festa da Primavera!

Programação

Terça-feira, 23/09

  • Alimentação Saudável

A partir das 14h

Local: Salão na Rua Nossa Senhora de Belém, Bairro Senhor dos Montes

  • Câmara Aberta para a Serra do Lenheiro e seu entorno

A partir das 18h

Local: Câmara Municipal

Convidados: Hélio César de Carvalho Junior, Lúcio Geraldo do Carmo Silvério

Quarta-feira, 24/09

  • Árvore: Fonte de Ar Puro!

Os estudantes do CMEI Anésia realizarão produções artísticas enaltecendo a importância dessa espécie fundamental para o equilíbrio da natureza.

Local: CMEI Anésia Maria dos Santos – Rua Aparecida Carmen dos Santos Passos, 52 – Bairro Bela Vista

Quinta-feira, 25/09

  • Um Olhar sobre o Araçá

A partir das 18h

Local: Salão Comunitário do Araçá

Sexta-feira, 26/09

  • Festa da Família – Especial Primavera

A partir das 15h

Local: Centro Infantil Risoleta Tolentino Neves, Bairro Senhor dos Montes

  • Primavera dos Museus – Museu Regional

Tema: Serra do Lenheiro e o Canal dos Escravizados: o trabalho de conservação de um patrimônio de São João del-Rei por meio do princípio da cidadania

A partir das 18h30

Local: Museu Regional São João del-Rei, Largo do Tamandaré

Convidados: Claudinei Vicente Gonçalves, Edmilson de Sales, José Félix Hernandez Martin

Sábado, 27/09

  • Treinão na Serra do Lenheiro – Corrida e caminhada

A partir das 7h30

Local de saída: Em frente à Escola Estadual Idalina Horta Galvão, Bairro Senhor dos Montes

Distância: 6 km

Recomendado o uso de roupas leves, calçados apropriados e levar a própria água

  • IF na Praça

Das 10h às 12h

Local: Praça do Coreto

  • Encerramento – Dia da Serra do Lenheiro

Das 14h às 18h

SERVIÇO

Local: Boazona Cultural – Rua da Cachaça

Atividades: Feiras de artesanato e produtos agroecológicos, apresentações musicais e culturais,

Mais informações no Instagram – Perfil @amigosdosdm