Por Gabrielli Caldeira e Rafaela Tarsitani Reis

Foto: Gabrielli Caldeira

A gente se acostuma com coisas demais para não ter tempo de sofrer: trabalho, escola, amigos, família. Na rua os dias seguem barulhentos – carros, buzinas, música, crianças correndo e passos apressados –  mas é no silêncio do pensamento que muitos gritam: socorro. Aqueles que sorriem para o mundo, se mostram fortes, fazem uma pose para foto, e ainda assim, continuam calados, tomados pela solidão que os preenche. Em doses pequenas vão se afastando do mundo, dos sentimentos, e de pouco a pouco, se acostumam a afastar-se da vida, até se afastarem de si mesmo.

Setembro chega com uma cor vibrante, trazendo consigo presença. Não só o amarelo das flores, mas o amarelo da atenção, da escuta, da vida. Um chamado para que se escute o que não é falado e se observe aquilo que não é mostrado. Não é só sobre alertar, é sobre escutar de verdade e sobre criar espaços seguros. É sobre entender que nem sempre quem sorri está bem e que às vezes o “tô bem” vem acompanhado de um silêncio gritando por ajuda.

A vida não precisa ser vivida sozinha, pequenos gestos podem curar e salvar o que não deve ser, jamais, acostumado. O laço amarelo é o símbolo do cuidado com a saúde mental, da valorização da vida, e principalmente, da prevenção ao suicídio.

A vida, com todas as suas dores e curvas, ainda vale a pena. Não porque ela é sempre leve, mas porque, mesmo nos dias mais difíceis, há beleza. Um pôr do sol distraído, o cheiro do café, uma música antiga que toca fundo, um abraço que demora mais um pouco. A vida pulsa nesses detalhes.

Que o amarelo de setembro não seja só uma cor que passa, mas um lembrete constante de que precisamos cuidar uns dos outros. Pedir ajuda não é fraqueza, é coragem.

E caso precise de ajuda não hesite e nem sofra em silêncio, disque 188, para o CVV – Centro de Valorização da Vida. Um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato, com atendimento 24 horas e sem custo de ligação.